O que é CFR – Conversas, retornos e reconhecimento: seu guia de Gestão de Desempenho

O CFR – Conversas, retornos e reconhecimento é uma das principais ferramentas para o gerenciamento de equipes. Basicamente, ele proporciona a troca de ideias e dá aos colaboradores a chance de receberem informações sobre sua atuação, alinhadas às expectativas de suas funções. Além disso, também incentiva o colaborador a desempenhar suas tarefas de forma mais eficiente.

Neste artigo, “O que é CFR – Conversas, retornos e reconhecimento: seu guia de Gestão de Desempenho”, vamos entender melhor como isso funciona.

Vindo do termo inglês Continuous Feedback and Recognition, o CFR representa o feedback contínuo e o reconhecimento pelo trabalho exercido. Ele permite que as empresas possam não apenas identificar talentos, mas também orientar os colaboradores com destaques e recompensas. Isso gera um desenvolvimento alinhado com a cultura da empresa e com foco nos feedbacks.

A ideia é criar um canal que proporcione a constante interação entre colaboradores e gerentes, promovendo a empatia no ambiente de trabalho. Além disso, o aumento das conversas faz com que os colaboradores fiquem menos focados em feedbacks negativos e mais motivados pelos feedbacks positivos.

Neste texto, vamos entender quais são as principais vantagens em utilizar a prática e trazer dicas e recomendações de como realizá-la da melhor forma possível. Continue lendo para aumentar o desempenho e a produtividade da sua equipe e fazer sua empresa crescer.

Para que o CFR é usado?

Uma pesquisa da Harvard Business Review revelou que colaboradores satisfeitos são 31% mais produtivos, 85% mais eficientes e 300% mais inovadores. A felicidade no trabalho se torna cada vez mais relevante e é consequência direta da cultura do CFR – Conversas, Feedbacks e Reconhecimento.

Além disso, a gestão de desempenho da equipe faz com que os colaboradores se engajem, melhorem sua atuação e se sintam recompensados. Então, se você ainda se pergunta para que o CFR é usado, aqui está a resposta: ele impacta diretamente na empresa e traz resultados significativos para o negócio.

Quais são os tipos de feedbacks envolvidos no CFR?

No CFR, diferentes formas de feedback podem ser implantadas, conforme a necessidade da empresa. Algumas, podem utilizar os feedbacks apenas para se comunicar com os colaboradores, outras, para estabelecer uma cultura organizacional. Saiba quais são os tipos de feedbacks envolvidos no CFR de forma mais comum: 

Feedback Positivo: Destaca e reforça um bom comportamento, estimulando a sua repetição;

Feedback Sanduíche: Este tipo de retorno aborda os pontos positivos, dando destaque a eles, aponta os pontos que podem ser melhorados e conclui com palavras motivadoras. Como é uma mistura entre positivo e corretivo, é preciso atenção e planejamento para emitir a mensagem de forma eficiente e com menos ruído possível.

Vale ressaltar que é preciso cuidado e profissionalismo em todos os tipos de feedbacks. Determinadas ações podem gerar efeitos negativos para o colaborador, gestão e ambiente de trabalho como um todo. Levando isso em conta, é preciso ter atenção em alguns pontos:

O que não funciona:

  • Gerar insegurança, medo e fazer com que o colaborador duvide da sua própria capacidade.
  • Críticas e reclamações em excesso, sem esclarecer o problema de fato.
  • Ressaltar apenas as fraquezas e ignorar os pontos fortes.
  • Criar situações de confronto e destruir a motivação do colaborador.

O que funciona:

  • Promover um ambiente seguro e fazer com que o colaborador se sinta motivado e compreendido.
  • Focar na solução dos problemas e aprimoramento de habilidades.
  • Buscar melhorias por meio de esclarecimento em relação aos pontos que precisam de atenção.
  • Criar confiança, incentivar a cooperação e aumentar a autoconfiança de quem recebe o feedback.

É importante também atentar em como dar e receber feedback. E a cultura CFR – Conversas, retornos e reconhecimento pode gerar muitos benefícios para ambos os lados neste sentido. Alguns pontos de atenção a serem ressaltados são:

Na hora de dar um feedback

  • Destacar as qualidades do ouvinte para quebrar a resistência e resultar em mais proximidade;
  • Dar importância ao que precisa ser melhorado, com foco no comportamento a ser mudado, e não na identidade da pessoa;
  • Criar um discurso equilibrado, que aborda tanto os pontos positivos como negativos. Isso faz com que o interlocutor mantenha uma boa autoestima ao receber críticas;
  • Escutar com atenção o que o outro tem a dizer, para que ele se sinta à vontade e confortável ao expressar dúvidas ou dificuldades;
  • Criar um plano, discutir mudanças e orientar nas tarefas que precisam ser realizadas ou modificadas em conjunto com o colaborador, para atingir os objetivos determinados;
  • Ao encerrar, certificar-se de que a mensagem foi compreendida e as informações foram passadas com eficiência, além de encorajar o colaborador a se aperfeiçoar.

Na hora de receber um feedback:

  • Procure pensar em como é o seu comportamento atual e faça uma autoavaliação;
  • Mesmo que você não concorde com o que o gestor ou avaliador tem a dizer sobre seu comportamento, demonstre interesse. Esta é uma oportunidade de crescimento profissional;
  • Sempre que tiver alguma dúvida, pergunte. Sanar as dúvidas pode te ajudar a desempenhar tarefas com mais tranquilidade e assertividade;
  • Procure evitar mecanismos de defesa. Esteja aberto e aceite as críticas, com foco nos resultados e no que você pode fazer para melhorar;
  • Aproveite o feedback para traçar novas metas e rumos em direção a prosperidade profissional;
  • Peça feedbacks para que você tenha objetivos novos e saiba se está trilhando o caminho correto para o seu próprio benefício.

É interessante gerar o acompanhamento (ou follow-up) do feedback, para que ele não caia em um local de esquecimento ou não tenha a devida atenção. A eficiência dos resultados depende disso.

Os feedbacks devem ser realizados em um curto período de tempo, suficiente para eliminar possíveis riscos e garantir confiança por parte do colaborador. Isso garante um fluxo de conversas e retornos que proporcionam maior transparência, proximidade e comunicação entre a gestão e a equipe.

6 vantagens para o negócio ao adotar a cultura CFR

Empresas e negócios em geral podem ter melhorias significativas ao utilizar a prática de conversas, retornos e reconhecimento. Confira 6 vantagens para o negócio ao adotar a cultura CFR, desde a transformação do ambiente de trabalho, até a motivação de toda a equipe.

  1. Ambiente colaborativo: Ter uma cultura baseada em feedbacks estimula o desenvolvimento de um ambiente mais colaborativo. Quando todos sabem que são cuidados ou têm apoio, os colaboradores se sentem mais seguros, confiantes e dispostos a cooperar com os colegas.
  2. Diálogo e comunicação não violenta:  Quando todos têm espaço para conversar de forma sincera, honesta e transparente, os desentendimentos, ruídos e fofocas são reduzidos ou eliminados. 
  3. Desenvolvimento profissional: Quando o colaborador tem seu trabalho avaliado, ele se sente apoiado. Mesmo que as críticas sejam negativas, elas podem contribuir para o desenvolvimento do profissional e fazer com que o trabalho na empresa seja mais eficiente.
  4.  Satisfação e evolução: Colaboradores que recebem críticas positivas ou negativas e sabem lidar com isso, sentem-se satisfeitos. Isso permite a evolução, também considerando o reconhecimento das melhorias por meio da gestão.
  5. Estratégia e planejamento: Por meio do CFR – Conversas, Feedbacks e Reconhecimento, os gestores podem identificar quais procedimentos podem ser aperfeiçoados. Isso gera uma melhor estratégia e planejamento das atividades. Assim, todos os colaboradores podem trabalhar de forma mais eficiente e fácil, mesmo em tarefas cotidianas, que podem ganhar agilidade.
  6. Resultados, eficiência e lucratividade: Com uma equipe motivada, o trabalho tem um fluxo aperfeiçoado, e isso faz com que o negócio gere melhores resultados. A cultura de CFR pode mudar completamente o ambiente da empresa, considerando a progressão, amadurecimento e eficiência da equipe.

Como implementar a cultura CFR?

Gostou do conceito e já está pensando em como implementar a cultura CRF na sua empresa? Então, agora só falta saber que ela é uma estratégia de longo prazo, principalmente porque seus resultados não são instantâneos.

Conversas, avaliações, feedbacks precisam acontecer de forma regular e efetiva. A partir do momento em que os colaboradores compreendam como funciona a prática, os resultados são perceptíveis. E a equipe se sentirá mais motivada, gerando uma eficiência maior no fluxo de trabalho.

Scoreplan | Gestão de desempenho.

Como auxílio na aplicação deste recurso, uma prática crucial para gerar mais desempenho e bons resultados, criamos um novo Módulo CFR de Gestão de Desempenho na Scoreplan.

Desta forma, empresas e profissionais de gestão podem entender como aplicar a prática e ter diversos benefícios em seus negócios, como:

  • Redução das taxas de turnover;
  • Alinhamento das necessidades e expectativas;
  • Desenvolvimento das competências e habilidades dos profissionais;
  • Foco no cumprimento de metas;
  • Maior eficiência e satisfação ao desempenhar tarefas por parte dos colaboradores;
  • Redução de custos com processos seletivos;
  • Redução de ruídos e maior transparência entre colaboradores e gestores;
  • Colaboradores mais engajados e motivados;
  • Aproximação do líder com a sua equipe; e muito mais.

Agora que você entendeu como funciona o CFR – Conversas, Feedbacks e Reconhecimento, é hora de considerar aplicar a cultura em sua empresa. Faça como tantos outros empreendimentos e conte com o apoio da Scoreplan para colher as vantagens que essa prática pode gerar para o seu negócio.

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