AND estimula o pensamento estratégico e agiliza tomadas de decisão com Scoreplan

Uma indústria brasileira que está entre as 108 empresas mais inovadoras do país, conta com 80 funcionários e é certificada ISO 9001 e Inmetro. Essa é a AND, fabricante de equipamentos de gastronomia segmentados em três marcas:

  • STANG — equipamentos de alto padrão e design voltados para o público profissional e home gourmet;
  • UG — utilidades gourmet para os apaixonados por cozinhar;
  • PRO — equipamentos de alta tecnologia e performance para o pequeno negócio.

A companhia tem como constante desafio, inovar e inspirar. Para isso, precisa estar sempre atenta às tendências e evoluções do consumidor; lança em média dois produtos novos por mês.

Com essas características, a AND tem investido fortemente em tecnologia para tornar a gestão estratégica e as operações cada vez mais inteligentes e focadas em resultados efetivos.

Neste artigo você vai ver como a AND partiu de uma gestão estratégica fragmentada para uma estrutura que potencializa decisões com a velocidade e a qualidade ideais ao seu espírito de inovação. Confira!

Sede da AND
Foto da sede da AND

O desafio: planejamento estratégico controlado por planilhas de Excel

O planejamento estratégico sempre fez parte da filosofia de gestão da AND. Contudo, de acordo com Mariana Stangherlin Rigo, Gerente Administrativa da companhia, o controle era realizado com bastante burocracia. “Controlávamos o PE no Excel. Tínhamos muita burocracia envolvendo o controle das versões de atualização. Muitos usuários tinham versões diferentes de excel e acabavam desconfigurando ou ou até corrompendo as planilhas”.

Além disso, a nova versão da ISO exigia uma amarração maior do sistema de gestão de qualidade (SGQ) com o PE, e ainda uma análise e gerenciamento de riscos clara. Isso trouxe mais complexidade, pois toda essa integração era feita por planilhas manuais que ficavam disponíveis para poucos usuários.

A executiva conta que outra dificuldade era relacionar o andamento dos planos de ação com o resultado dos indicadores; “uma análise fundamental para medir a eficácia do planejamento tático, mas era dificultada por termos que relacionar os resultados manualmente nas reuniões”.


A solução: implementação do Scoreplan, solução de automação do PE

Percebendo que decisões importantes estavam sendo atrasadas ao passo que a empresa ganhava escala, a direção da AND resolveu buscar no mercado opções tecnológicas que facilitassem a realização e a execução de seus planos estratégicos.

Foi aí que a gerente administrativa Mariana Stangherlin Rigo e sua equipe conheceram o Scoreplan, um sistema de planejamento estratégico que possibilita traçar metas e objetivos de curto, médio e longo prazo; permitindo que os gestores e principais envolvidos façam um acompanhamento exclusivo.

O Scoreplan é uma ferramenta completa, numa plataforma web super prática e atual e com conceitos especialistas de gestão. É uma aplicação que não serve somente para documentar o que já fazemos mas oferece conceitos e funcionalidades que antecipam e orientam o comportamento estratégico na empresa, tais como matriz de priorização, análise de risco, análise SWOT etc.”, diz a executiva.


Os resultados: agilidade na tomada de decisões e estímulo ao pensamento estratégico

O Scoreplan foi implementado na AND em Maio de 2018 para atender a 18 usuários. A empresa já possui 1 mapa estratégico bem estruturado, na metodologia padrão do sistema; BSC (Balanced Scorecard), com objetivos de curto, médio e longo prazo, e mais de 70 indicadores sendo gerenciados.

Mariana Stangherlin Rigo já comemora bons resultados. “Com o Scoreplan ganhamos mais agilidade e ficou muito mais claro visualmente, uma vez que utilizamos nas reuniões o mapa estratégico com seu percentual de conclusão versus os resultados dos indicadores de gestão. Isso ampliou a visão dos gestores e agiliza a tomada de decisão”.

A executiva aponta que a companhia ganhou agilidade na tomada de decisão e visão sistêmica dos gestores no momento em que passaram a relacionar rapidamente o andamento dos planos de ação com o resultado dos indicadores.

“Isso aprimorou o pensamento estratégico e macro de cada gestor. O Scoreplan gerou uma aprendizagem organizacional, no momento em que estimulou o pensamento estratégico, a visão macro e deu agilidade na tomada de decisões e no ajuste do PE, antes mesmo das reuniões de revisão periódica. O mundo é dinâmico e a empresa também precisa ser”, comemora a gerente administrativa.


Quer obter os mesmos benefícios que a AND? Clique aqui e converse com um de nossos Consultores!