Dicas Exclusivas para o seu Planejamento Estratégico 2020

Os 3 últimos meses do ano e o primeiro mês do ano consecutivo, isto é; Outubro, Novembro, Dezembro e Janeiro, marcam o período em que as empresas começam a avaliar os resultados atingidos no ano que está findando e planejar o próximo ano que está por vir, tendo em mente o que foi alcançado e o que ainda desejam alcançar.

Em resumo: é época de fazer Planejamento Estratégico!

Pensando nisso, convidamos 9 dos nossos parceiros de negócios, consultores especialistas, para dar dicas de ouro exclusivas sobre Planejamento Estratégico.


Dica #1 Revise constantemente seus modelos!

O Luciano Libardi acredita que isso é essencial para se manter não só competitivo, mas vivo.

Veja o vídeo completo; entenda o contexto, a aplicação e conheça uma das ferramentas sugeridas pelo Libardi:


Dica #2 Flexibilidade Estratégica!

A Marta Buffon Martins acredita que para que possamos ter bons resultados com o Planejamento Estratégico devemos ser flexíveis, tendo liberdade para fazer todo e qualquer ajuste necessário ao longo do caminho. Além disso, Marta defende que precisamos ser ousados, e que nesse sentido temos muito aprender com as Startups!

Veja o vídeo completo; entenda como você pode aprender com as Startups e veja a dica completa da Marta:


Dica #3 Gerencie Riscos!

O Fabiano Pereira da Silva acredita que é preciso haver alinhamento entre o Planejamento Estratégico e a gestão de riscos e oportunidades.

Neste vídeo o Fabiano desmistifica a gestão dos riscos, falando sobre o que ela realmente significa e a sua participação e importância nos resultados da empresa. Veja o vídeo completo para entender:


Dica #4 Convergência!

A Sônia Rech acredita que o ponto essencial é ter alinhamento entre aquilo que é definido e aquilo que é realmente utilizado (efetivo) dentro da organização.

Veja o vídeo completo e  entenda!


Dica #5 Disciplina na Execução!

O Ivan Carlos Polidoro acredita que as empresa sabem fazer planejamento estratégico, mas falham justamente na disciplina; em garantir a execução daquilo que foi definido.

No vídeo, Ivan usa toda a sua experiência para dar dicas muito simples de como contornar esse problema, clique para ver!


Dica #6 Cultura Organizacional e Gestão das Partes Interessadas!

O Gilmar Casagrande  entende que “o jeitão da organização” e as necessidades e expectativas de todas as partes interessadas devem ser levadas em conta na hora de definir a estratégia, pois isso é meio caminho andado no que diz respeito a garantia do sucesso dessa estratégia.

Veja o vídeo e ouça a dica completa do Gilmar.


Dica #7 Invista nas Pessoas!

Para a Flávia Bernardi, as empresas precisam investir em pessoas, nãos só as envolvendo na execução do Planejamento, mas também as capacitando; para que entendam o que é o Planejamento Estratégico.

Veja o vídeo da Flávia e as dicas que ela dá, de como é possível capacitar as pessoas sem grandes investimentos financeiros.


Dica #8 Defina seus KPIs!

O Eduardo Pezzi acredita que a mensuração de resultados é essencial, e que é através de uma escolha adequada de KPIs que podemos gerir e potencializar os resultados das nossas estratégias.

Assista o vídeo completo e entenda o que são KPIs, métricas e metas, o que diferencia uma coisa da outra, e porque todas são tão importantes.


Dica #9 Tecnologia!

A Valéria Menin entende que um processo tão importante como o Planejamento Estratégico não pode ficar atrelado a planilhas e documentos, pois isto acaba por agregar mais problemas do que solução.

Assista o vídeo completo e veja se você identifica também na sua empresa os problemas que a Valéria relata.


Dica #10 Dinamize o Planejamento Estratégico!

O 10º, e último vídeo, é um collab da equipe Scoreplan apresentado pela Camila (eu mesma que vos escrevo).

Acreditamos que o dinamismo é peça-chave para garantir os resultados do Planejamento Estratégico, de nada serve um Planejamento bonito que não sai do papel ou fica numa gaveta ou em um diretório perdido da empresa.

Assista o vídeo e entenda o que você precisa fazer para que os resultados que você almeja sejam uma consequência natural do seu Planejamento Estratégico.

>Clique aqui< se quiser que um de nossos consultores entre em contato para bater um papo sobre o Scoreplan.


E então, o que você achou das dicas? Deixe seu comentário nos contando um pouco sobre a sua experiência com Planejamento Estratégico.

Quer saber mais sobre Planejamento e Gestão Estratégica? Assine a nossa Newsletter e receba conteúdos novos em seu e-mail a cada 15 dias.