5 informações que você precisa saber sobre mapa estratégico

Utilizar recursos de gestão visual para gerir metas e objetivos pode ser uma boa opção para você que está com dificuldades de fazer com que a sua empresa cresça seguindo o planejamento estratégico.

Entre os diversos recursos que podem ser aplicados, um deles se destaca: o mapa estratégico. Essa é uma forma diferente, mais visual, que permite a sua empresa não só verificar as metas e os objetivos, mas também visualizar o papel de cada setor nisso.

Você conhece essa ferramenta? Se ainda não, continue lendo para ver o que é o mapa estratégico e tirar suas dúvidas sobre o tema.

1. O que é o mapa estratégico?

O mapa estratégico é uma forma de representação visual das metas principais da organização e como cada área contribui para os resultados pretendidos. A ideia é oferecer uma visão geral dos caminhos que devem ser seguidos, de forma ilustrada, com um diagrama, conseguindo tornar o processo mais visível para todos os envolvidos.

2. Qual sua importância para a empresa?

A elaboração do mapa estratégico é uma das ações mais importantes para a organização, auxiliando no desenvolvimento do negócio. Isso porque ele cumpre uma série de funções fundamentais, tal como veremos a seguir:

  • torna o planejamento estratégico mais claro e acessível para todos os envolvidos;
  • evidencia o papel de cada setor em cada parte do processo produtivo;
  • permite ver as principais medidas que são necessárias para a melhoria contínua dos processos;
  • permite visualizar como alcançar as metas em cada área da empresa;
  • auxilia na integração das estratégias específicas de cada área da empresa;
  • melhora o trabalho em equipe e sincroniza as atividades entre elas;
  • permite que cada colaborador enxergue mais claramente o seu papel para o sucesso do negócio.

3. Como se faz um mapa estratégico?

Deve-se lembrar que elaborar um mapa estratégico é complexo, afinal, representar os objetivos do negócio e a interferência de cada setor, mostrando a interligação entre metas e áreas, pode envolver uma série de variáveis, de forma que um colaborador leigo no assunto possa ter dificuldades em sua composição.

Geralmente ele é feito por meio da perspectiva da metodologia BSC, abrangendo 4 perspectivas: financeira, do cliente, processos internos e de aprendizado e inovação. No entanto, é possível personalizar, ou seja, adaptar para a sua realidade.

É preciso considerar, também, que ele é elaborado de forma top-down, ou seja, de uma perspectiva macro (estratégia geral) para uma micro (objetivos específicos).

Para que o mapa seja criado, é fundamental que o planejamento estratégico já esteja elaborado, pois é ele que dará as bases para a representação gráfica.

4. Quem é o responsável pela elaboração do mapa na empresa?

Em algumas empresas, há o papel do gestor de Balanced Scorecard, que pode ser o responsável pela elaboração do mapa na empresa. Caso não exista, os gestores responsáveis pelo planejamento estratégico podem prepará-lo.

5. Quais as vantagens de criar um mapa estratégico?

Criar um mapa estratégico pode trazer os seguintes benefícios:

  • melhoria da comunicação interna;
  • possibilidade de colocar os planos em prática;
  • evidência da relação entre os diversos objetivos da empresa;
  • facilitação do engajamento e cooperação;
  • possibilidade de melhora contínua.

O mapa estratégico é uma ferramenta visual fundamental para complementar o planejamento estratégico e encaminhar sua empresa para um crescimento sustentável, eficiente e que seja capaz de trazer os resultados pretendidos.

E, para auxiliar nisso, outro ponto importante é contar com um software de planejamento estratégico. Leia nosso artigo e saiba mais sobre esse assunto!

❰ Voltar para o Blog

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.