Planejamento do negocio a todo o vapor - Scoreplan

Saiba como resolver problemas com eficiência, e mantenha o Planejamento do seu negócio a todo vapor!

Resolver problemas de negócio faz parte da rotina dos gestores e de seus liderados. O que não pode acontecer é deixar que os percalços consumam a maior parte do tempo e dos recursos.

Neste artigo, vamos apresentar alguns métodos e sugerir uma ferramenta tecnológica para facilitar a resolução de problemas empresariais. Confira!

Método dos 5 Porquês: encontre à causa-raiz dos problemas

Sakichi Toyoda, fundador da Toyota Industries e um dos pais da revolução industrial japonesa, desenvolveu a técnica dos 5 Porquês na década de 1930. A partir dos anos 1970, ela se tornou popular no mundo todo.

Toyoda tinha como filosofia o costume de “ir e ver”. Isso significa que sua tomada de decisão estava sempre baseada em uma compreensão profunda do que realmente acontecia no chão de fábrica, em vez de pensar em uma sala de reuniões, de maneira abstrata.

O método dos 5 porquês é fiel a essa tradição, e é mais eficaz quando as respostas vêm de pessoas que têm experiência prática do processo que está sendo examinado. Ele é incrivelmente simples: quando ocorre um problema, você faz uma busca detalhada até sua raiz, perguntando “por quê?” cinco vezes. Então, quando uma contra-medida se tornar aparente, você a seguirá para evitar que o problema se repita.

O esquema é mais ou menos assim:

  • no 1º porquê, temos um sintoma;
  • no 2º porquê, temos uma desculpa;
  • no 3º porquê, temos um culpado;
  • no 4º porquê, temos uma causa;
  • no 5º porquê, temos a causa raíz.

Aplicando essa metodologia é possível resolver problemas de negócio, pois ela ajuda a chegar à “gênese” deles. Assim, os gestores conseguem concentrar esforços na resolução efetiva — deixam de perder tempo reagindo depois que as crises se instalam.

Método FCA: faça diagnósticos realistas

Acrônimo de Fato, Causa e Ação, a metodologia FCA serve para realizar diagnósticos profundos. Ela auxilia os gestores a tomar decisões e pode ser aplicada durante qualquer período dos processos, agindo como um facilitador na solução de problemas e na geração de melhorias.

Entenda no exemplo abaixo:

  • Fato: não conseguimos aumentar os lucros com as vendas do produto X em 20% conforme o planejado;
  • Causa: o processo de produção teve elevação de custos por conta de aumentos na matéria-prima e demais insumos e recursos necessários;
  • Ação: exigir do pessoal de Engenharia, Qualidade e P&D uma revisão completa de todo o processo produtivo, além de um plano de redução de custos desnecessários.

A FCA pode ser utilizada preventivamente, uma vez que consiste em analisar profundamente a raiz dos problemas, não apenas seus sintomas. A partir dela, é possível criar ações alternativas e formular soluções fáceis de serem implementadas.

? Leia também: Metodologia FCA (Fato, Causa Ação): o que é e para que serve!

Scoreplan: software que combina essas e muitas outras metodologias

Por fim, é importante empregar a tecnologia para resolver problemas de negócio. Nossa dica é que você conheça o Scoreplan, um software que combina estas duas metodologias e muitas outras, e pode ajudá-lo na gestão dos seus Planos de Ação e Planejamento Estratégico.

O Scoreplan permite traçar planos de ação, além de fazer um acompanhamento exclusivo destas ações. Também possibilita criar e acompanhar indicadores atrelando metas e fazendo análises de resultado. O sistema é preparado para automatizar a análise de riscos e problemas, além de orientar para decisões mais inteligentes — em tempo hábil.

Solicite agora mesmo uma demonstração do Scoreplan!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.