8 dicas de como fazer gerenciamento remoto de projetos

O gerenciamento remoto de projetos e atividades tem se tornado uma prática cada vez mais comum nas empresas, além disso a manutenção e até a ampliação desta prática já é considerada uma grande tendência para o futuro. Essa é uma forma moderna de trabalho, que proporciona benefícios para a empresa e maior autonomia para os profissionais.

Embora seja uma modalidade que oferece vantagens importantes, os gestores devem contar com ferramentas para garantir a produtividade e qualidade. Afinal, é necessário manter uma comunicação eficiente com todos os envolvidos no projeto e monitorar todas as atividades de forma remota com eficiência.

Mas afinal, como fazer o gerenciamento remoto de projetos e atividades com excelência? Se você deseja modernizar as atividades do negócio e manter os resultados, vamos ajudar. Confira neste post 8 dicas valiosas!

A importância do gerenciamento remoto de projetos e atividades

Os modelos de trabalho evoluíram bastante nos últimos anos, principalmente devido ao avanço da tecnologia e dos recursos digitais, mas também em função das variantes que influenciam o mercado, como por exemplo a pandemia. Diante disso, o trabalho remoto se tornou uma oportunidade ideal para ter flexibilidade sem comprometer a qualidade dos serviços.

Os principais benefícios do gerenciamento remoto de atividades e projetos são:

  • redução de custos;
  • flexibilidade na rotina;
  • melhor gestão do tempo;
  • modernização das atividades;
  • incentivo à disciplina e comprometimento.

Os profissionais que atuam no gerenciamento remoto de projetos têm a oportunidade de criar uma rotina mais agradável, trabalhando com maior comodidade. Com isso, é possível evitar a perda de tempo com deslocamentos e impulsionar o desempenho individual.

Em outras palavras, o gerenciamento remoto de projetos e atividades é uma tendência forte no mercado, pois proporciona atividades mais enxutas e a possibilidade de melhorar a qualidade dos serviços com o uso de ferramentas tecnológicas modernas e intuitivas.

7 práticas para o gerenciamento remoto de projetos e atividades

Não há dúvidas que gerenciar projetos e atividades de forma remota pode ser vantajoso para o negócio. No entanto, isso requer planejamento. Os gestores devem contar com uma boa estrutura para manter as atividades nos padrões ideais e não comprometer os resultados.

A seguir, veja como contribuir para a excelência do gerenciamento remoto na sua empresa!

1. Elabore um plano de trabalho

O plano de trabalho é um conjunto de métodos que definem como o profissional ou a equipe deve realizar as atividades para alcançar os objetivos da empresa. Quando se trata do gerenciamento remoto, definir um plano de trabalho é indispensável para garantir eficiência.

Sendo assim, o primeiro passo para ter produtividade e qualidade é reunir os profissionais e estabelecer um plano de trabalho detalhado para simplificar a comunicação, padronizar tarefas e facilitar o monitoramento das atividades.

2. Defina bem as regras e as expectativas

O gerenciamento remoto é constituído com base no profissionalismo e comprometimento. Sendo assim, é essencial definir claramente as regras e expectativas que devem obrigatoriamente ser atendidas por toda equipe.

3. Invista na comunicação assertiva

Outro pilar do gerenciamento remoto de projetos e atividades é a comunicação. Os gestores precisam ter uma comunicação frequente e direta com a equipe para que todas as tarefas aconteçam em harmonia, o que facilita bastante o monitoramento à distância.

4. Esclareça as tarefas e os processos

Independentemente do segmento da empresa, as tarefas e processos devem ser claros e bem entendidos por toda a equipe, especialmente no trabalho remoto. Por isso, para obter produtividade e evitar falhas, invista na capacitação e treinamento das equipes para compreender minuciosamente as suas atividades.

5. Adote um software de gestão

A tecnologia é indispensável para o gerenciamento remoto de projetos e atividades, pois permite monitorar, comunicar e aplicar ferramentas modernas de gestão. Sendo assim, invista em um software confiável e desenvolvido por uma empresa especialista em gestão empresarial.

6. Crie processos de acompanhamento

A melhor forma de evitar imprevistos e falhas é criar um processo rigoroso de acompanhamento remoto das atividades do projeto. Para tanto, você pode realizar reuniões periódicas e utilizar softwares para monitorar os indicadores e a execução das tarefas.

7. Defina metas e monitore

Defina metas individuais e por equipe que estejam alinhadas ao planejamento estratégico da empresa e aos objetivos pretendidos do projeto. Desta forma a avaliação do desempenho será facilitada e a tomada de decisão será mais certeira.

A tomada de decisões em uma empresa é crucial para o sucesso. Por isso, todas as decisões devem ser baseadas em dados reais e precisos.

É importante definir as métricas de avaliação para que seja possível então definir os dados que serão utilizados, bem como suas fontes.

Desta forma, não restam dúvidas sobre o que está sendo produzido e sobre o desempenho do projeto, da equipe e de cada pessoa.

Scoreplan: ideal para o gerenciamento remoto de projetos

O gerenciamento remoto se tornou uma alternativa inteligente para conduzir uma rotina profissional com eficiência e baixo custo. Essa é uma metodologia de trabalho que proporciona o equilíbrio entre a produtividade e o planejamento financeiro, requisitos essenciais para toda empresa.

Contudo, para ter excelência no trabalho remoto e extrair o melhor da equipe, é indispensável contar com recursos tecnológicos específicos.

Nesse sentido, o Scoreplan é o software ideal para o gerenciamento remoto de projetos e atividades, pois oferece funcionalidades incríveis. Além da expertise em gestão, a plataforma tem uma interface simples e permite o controle total das tarefas.

Com o Scoreplan, você conta com as seguintes possibilidades:

  • plano de ação;
  • gerenciamento de indicadores KPIs;
  • planejamento financeiro;
  • análises e diagnósticos;
  • auditorias e ocorrências;
  • gestão de riscos;
  • gestão de projetos;
  • planejamento estratégico;
  • controle de acesso inteligente.

O Scoreplan é um software pensado exclusivamente para atender às demandas gerenciais estratégicas, com inovação e inteligência para oferecer tudo em apenas um lugar. Assim, ele garante informações e dados relevantes de forma centralizada, facilitando as suas decisões. Peça uma demonstração!

Como você percebeu, o gerenciamento remoto de projetos e atividades é uma excelente possibilidade para otimizar os resultados do negócio. Depois de conhecer essas dicas, o próximo passo é investir em estratégias para inovar e impulsionar a sua empresa em uma trajetória de sucesso.

Gostou do post? Se você deseja conhecer soluções inovadoras para aperfeiçoar a gestão empresarial, assine agora mesmo a nossa Newsletter.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.