Análise PEST: saiba o que é e como realizá-la na sua empresa!
Embora a pandemia de COVID-19 tenha sido decretada pela OMS em março de 2020, ela já dava sinais de que poderia acontecer em dezembro de 2019. Nesse caso, a análise PEST poderia ajudar as empresas a, pelo menos, elaborar um plano de contingência, tendo em vista a possibilidade de uma crise em função dessa pandemia.
Esse é apenas um exemplo de como essa ferramenta pode ajudar a sua empresa a crescer ou se antecipar aos obstáculos aos quais todo negócio está sujeito. Veja como funciona!
O que é análise PEST e por que investir tempo nela?
Também conhecida como matriz PESTAL, a análise PEST serve para mapear o cenário externo para identificar oportunidades, ameaças ou ambos. É mais ou menos o que se faz na matriz SWOT — que abordaremos mais à frente — mas em um nível bem mais aprofundado.
Quais fatores devem ser analisados?
Na verdade, PEST é o acrônimo para designar os fatores Políticos, Econômicos, Sociais e Tecnológicos que podem afetar a performance de uma empresa. Com o tempo, a esses fatores foram acrescentados os Ambientais e Legais, formando assim a matriz PESTAL, ou PESTEL na sigla em inglês. Saiba como cada uma entra nessa análise.
Políticos
No “P”, a empresa se dedica a avaliar os impactos da política em suas atividades como um todo. Um bom exemplo disso é a análise da influência que as eleições podem exercer no ambiente de negócios, caso um candidato X ou Y venha a ser eleito.
Econômicos
Na dimensão econômica, a análise procura mapear fatores como taxa de inflação, de câmbio e políticas monetárias ao nível macro. Vale questionar aqui sobre a performance da economia do país e do estado e se as projeções são otimistas ou não para os próximos meses e anos.
Tecnológicos
Considerando a influência crescente da tecnologia digital em negócios de diversos nichos, é preciso sempre ter em conta a evolução desse setor e de que forma ele pode impactar nos resultados. Para empresas do segmento industrial, é indicado analisar e fazer projeções sobre o desenvolvimento em termos de máquinas e equipamentos, por exemplo.
Sociais
Nesse item entram as análises dos fatores demográficos, como taxa de crescimento populacional e de desemprego. Outro fator que pode ser “destrinchado” aqui é o comportamento do consumidor, especialmente se a empresa pretende expandir suas atividades para outros locais.
Legais
Novas leis surgem o tempo todo — veja, por exemplo, a nova LGPD. Por isso, é de extrema importância acompanhar as publicações e notícias dos órgãos legislativos na análise PEST e, a partir disso, identificar ameaças e oportunidades.
Ambientais
Com a economia verde cada vez mais em alta, é fundamental analisar de que maneira os fatores ambientais poderão impactar o seu negócio. Nesse quesito, pode ser feita uma análise mista, na qual entram elementos de legislação (quais leis ambientais podem favorecer ou não a empresa?) e sociais (meus clientes preferem produtos “verdes”?)
Qual a diferença entre análise PEST e matriz SWOT?
Ao conhecer melhor a matriz PESTAL, provavelmente você deve ter recordado de outra ferramenta de gestão consagrada, a matriz SWOT (ou FOFA). Nesse caso, vale destacar que, no caso desta última, além dos fatores externos (Opportunities e Threats/ Oportunidades e Ameaças), são avaliados os internos (Strengths e Weaknesses / Forças e Fraquezas). Sendo assim, pela matriz PESTEL, a empresa pode se aprofundar ainda mais na análise do contexto externo, se compararmos com o que se faz na análise FOFA.
Portanto, a análise PEST deve ser aplicada sempre junto à SWOT para que se tenha um panorama completo sobre o negócio. Use-a para controlar melhor o seu orçamento, já que ela pode fornecer um quadro mais completo a respeito de possíveis custos e despesas futuras. Isso vale tanto para ameaças quanto para as oportunidades, certo?
Como fazer uma análise PEST?
Dizem que a ciência não é feita de respostas, mas das perguntas certas. A Análise PEST vai pelo mesmo princípio.
Portanto, a avaliação setorial em cada um dos seus itens consiste basicamente em um trabalho investigativo.
Em cada um deles, o gestor ou gestora precisará explorar ao máximo as possibilidades de possíveis cenários, de modo a traçar um panorama fidedigno do contexto em que se encontra.
Veja alguns exemplos:
Análise Política
- Como está a situação política do país e de que modo isso pode afetar o negócio?
- Quando vão ser realizadas as próximas eleições e que consequências elas poderão gerar?
- Que outros fatores políticos podem vir a mudar no curto ou médio prazo?
Análise Econômica
- A taxa de câmbio se encontra estável?
- O perfil de cliente da empresa tem tido acesso a linhas de crédito e financiamento?
- Qual é a taxa de desemprego atual?
Análise Social
- A população está crescendo, diminuindo ou estagnada?
- De que forma a cultura das pessoas na minha região influencia no comportamento de compra?
- Há tabus ou costumes que possam impactar na performance da empresa?
Análise Tecnológica
- Há alguma tecnologia no mercado que a empresa possa aproveitar?
- Que tipo de inovação do concorrente pode impactar o negócio?
- Existe alguma possibilidade de a empresa desenvolver sua própria tecnologia ou de encontrar um parceiro tecnológico?
Análise Ambiental
- De que forma a empresa pode se ajustar às exigências ambientais em questões como emissões de carbono, gestão de resíduos e de efluentes?
- Os clientes da empresa dão valor a produtos “verdes”?A empresa pode implementar tecnologias mais limpas?
Análise Legal
- Há alguma mudança legislativa em vista para o setor em que a empresa atua? Algum Projeto de Lei, talvez? Se sim, em quanto tempo ela deverá entrar em vigor?
- Estamos operando rigorosamente dentro da lei?
- Estamos cumprindo as leis trabalhistas ou estamos nos arriscando a desenvolver um contencioso nesse aspecto?
Exemplos de empresas que utilizaram a análise PEST
Vale destacar que as perguntas que você acaba de ler são apenas algumas das que podem ser incluídas nas suas análises, que devem ser ainda mais completas.
Fica mais fácil entender os impactos dessas questões quando mergulhamos em casos de empresas reais que usaram a análise PEST para se reposicionar em seus respectivos mercados. Confira!
Walmart
A rede de lojas Walmart tornou-se um caso conhecido de aplicação da análise PEST quando decidiu “escanear” o mercado virtual a fim de detectar ameaças e oportunidades.
Depois de uma exaustiva bateria de questões, concluiu-se que valia a pena explorar mais o e-commerce, onde as oportunidades se mostraram promissoras.
Apple
No caso da Apple, a performance comercial sempre esteve ligada ao tratamento dado aos fatores externos. Foi assim, por exemplo, que ela desbancou a outrora líder de mercado Nokia, tomando o posto de líder no segmento de telefonia móvel para não sair mais.
A análise PEST não é exclusividade das grandes empresas. Até mesmo PMEs podem ser beneficiar dessa ferramenta, desde que seus gestores estejam dispostos a ir até o fim.
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