ISO 14001

ISO 14001, para que serve e qual a relação com ESG

A ISO 14001 é um dos mais relevantes conjunto de requisitos a serem buscados pelas empresas que almejam a qualidade total.

Mas, a exemplo de outras normas desta categoria, satisfazer todas as exigências necessárias para obter a certificação requer um grande esforço.

A recompensa, como veremos ao longo deste conteúdo, é uma série de vantagens competitivas que fazem o processo valer muito a pena.

Como revela uma pesquisa do IBGE, o principal objetivo das empresas que investem em sustentabilidade é melhorar a imagem institucional.

No entanto, há outros benefícios, diretos e indiretos, que acabam entrando na conta.

Prossiga na leitura e descubra de que forma um Sistema de Gestão Ambiental (SGA) pode levar os seus negócios a patamares mais elevados.

ISO 14001:2015: o que é, na verdade?

Sustentabilidade é muito mais do que defender a preservação de florestas, cursos d’água, oceanos e biomas.

Afinal, embora abundantes, os recursos naturais são finitos e, se explorados de forma predatória, esgotam-se de maneira irreversível, gerando prejuízos incalculáveis.

É para evitar que isso aconteça que as empresas e a sociedade devem estar cada vez mais empenhadas em garantir o consumo sustentável.

Esse consumo, por sua vez, deve estar amparado em um modo de produzir igualmente “verde”.

Nesse aspecto, a norma ISO 14001 é a melhor resposta que se pode dar ao mercado, já que ela é o pressuposto para a implementação do SGA.

Qual a relação com a ISO 9001?

Como acontece há algumas décadas, as normativas ISO são renovadas periodicamente, conforme os desafios do seu tempo. Assim vem acontecendo com a ISO 14001, cuja última versão, publicada em 2015, substituiu as anteriores, publicadas em 2004 e 2008.

Uma das mudanças mais importantes desta versão é a padronização dos requisitos pelo Anexo SL. Resumidamente, o que se buscou com esse anexo é estabelecer uma estrutura comum entre todas as normas ISO, que passam a se diferenciar apenas em seus subtópicos.

Vale destacar, ainda, a relação com a ISO 9001, a principal norma de gestão da qualidade. Ambas as normativas abordam a questão dos riscos, sem contar a adoção da chamada Estrutura de Alto Nível, parte do apêndice SL das Diretrizes ISO/IEC.

Onde se aplica o Sistema de Gestão Ambiental?

A ISO 14001 é o conjunto de regras e condições para a implementação de um SGA.

Tendo em vista que se trata de uma chancela acreditada internacionalmente, é uma maneira de cumprir com as metas globais de emissão de carbono, conforme as diretrizes do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA).

É ela quem determina por exemplo, a Agenda 2030, um conjunto de 17 metas a serem alcançadas até esse ano, entre as quais está a universalização das práticas sustentáveis de produção.

Assim sendo, uma empresa detentora da certificação ISO 14001 sai na frente daquelas que não contam com essa chancela, tendo em vista o rigor das exigências para sua emissão.

E o índice ESG?

ESG é a sigla para Environmental, Social and Governance (Ambiental, Social e Governança). Trata-se de um índice e um conjunto de princípios que apontam para o compliance ambiental.

Sendo assim, empresas que o adotam sinalizam para seus clientes, stakeholders e para o mercado que de fato se preocupam e agem para elevar a sustentabilidade.

Vale reforçar que a ISO 14001 é o único framework de trabalho passível de certificação que exige o cumprimento de requisitos conforme uma agenda ambiental.

É nesse ponto que ela se articula com o índice ESG, especialmente quando considerarmos três dos requisitos da normativa ISO:

  • Contexto organizacional, em que se avalia a organização e suas práticas em relação ao meio ambiente
  • Aspectos e Impactos Ambientais
  • Requisitos Legais Aplicáveis

Por que obter esse certificado?

Uma pesquisa publicada no site do sistema FIEP revela que 87% dos brasileiros preferem consumir produtos de marcas que zelam pela sustentabilidade.

Nesse aspecto, a chancela ISO 14001 é a melhor maneira de transmitir credibilidade ao consumidor.

É ainda uma garantia contra a prática de greenwashing, na qual uma empresa diz ao público que adota práticas sustentáveis quando na verdade não o faz.

Cabe ressaltar que, ao agir dessa forma, uma empresa se sujeita a pagar pesadas multas, como a fabricante de cápsulas de café canadense Keurig. 

Flagrada pelo Competition Bureau prestando informações falsas sobre o processo de reciclagem das cápsulas, ela foi penalizada em C$ 3 milhões, mais honorários advocatícios.

Contudo, obter uma certificação ambiental representa muito mais do que o respeito às leis. Quando implementada, abre um leque de vantagens competitivas que, por sua vez, geram resultados acima da média. Confira quais são.

A imagem da empresa melhora

Como vimos no início, as empresas que adotam práticas sustentáveis e investem em SGA buscam, primeiramente, melhorar sua imagem.

Um bom exemplo disso é o que faz o Google. O seu data center de Saint Ghislain, na Bélgica, é o primeiro do mundo a trabalhar sem chillers mecânicos para resfriamento, evitando assim o alto consumo de energia associado a esses equipamentos.

Para isso, é utilizada a água de um canal de resíduos industriais que, depois de tratada, é usada para o resfriamento dos servidores.

Dessa forma, a empresa caminha para cumprir com a agenda 2030 ,ano em que pretende zerar suas emissões de carbono.

Redução de riscos

A ligação com a norma ISO 9001, como vimos, tem como um de seus propósitos a redução dos riscos associados às oportunidades.

Uma análise do histórico recente do cenário industrial e extrativista brasileiro mostra que esses riscos, se não calculados, podem gerar consequências catastróficas.

Essa foi a dura lição tirada de tragédias como a da barragem da Vale em Mariana (MG) em 2015 e, em 2019, a da barragem de Brumadinho, também da Vale.

Quando se trata de meio ambiente, as ameaças podem ser silenciosas, manifestando-se quando já não há mais o que fazer. Portanto, normas como a ISO 14001 representam uma defesa e um importante mecanismo preventivo no sentido de evitar um mal maior.

Minimização dos impactos ambientais

Mitigar os danos causados pelas atividades produtivas é o dever que toda empresa tem que assumir se quiser se manter competitiva e, acima de tudo, perpetuar sua própria existência.

Afinal, essa é a única norma geral que trata das exigências para as empresas exercerem o controle de suas atividades sobre a natureza, por meio do SGA.

Para isso, vale também observar outras normas acessórias que, se implementadas, potencializam os ganhos esperados pela ISO 14001:

  • ISO 14065: trata dos requisitos para validação da norma ISO 14064, sendo por isso seu complemento
  • ISO 14064: versa sobre as emissões de gases de efeito estufa em projetos de redução de pegada de carbono
  • ISO 14063: focada nos processos de comunicação ambiental 
  • ISO 14040: normas para conduzir análises de ciclo de vida de produtos e serviços
  • ISO 14031: cuja finalidade é servir como um guia para avaliação de desempenho ambiental
  • ISO 14020: série de normas a respeito da obtenção de selos ambientais;
  • ISO 14004: dá diretrizes adicionais à ISO 14001, voltadas à implementação de um SGA.

Mais valor de mercado

Ser uma empresa “verde” não significa apenas respeitar as leis e passar uma imagem positiva.

Empresas sustentáveis em suas práticas têm valor de mercado superior, como sinaliza o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE B3), da Ibovespa.

No geral, as empresas que fazem parte desse índice têm valor de mercado mais alto, atraindo assim mais investimentos.

Só em 2020, ele acumulou uma valorização de 294,73%, enquanto o índice Ibovespa tradicional valorizou-se em 245,06%.

Oferta de crédito ampliada

Além de valer mais, empresas sustentáveis têm mais chances de atrair investidores por meio de linhas de crédito exclusivas para quem adota práticas “verdes”.

Exemplos disso não faltam para ilustrar essa disposição do mercado em financiar projetos sustentáveis.

No ano passado, a oferta de crédito para a agricultura sustentável ganhou um aporte significativo, com a injeção de R$ 3,4 bilhões por parte da Coalizão Brasil Clima, Florestas e Agricultura.

Ou seja, para quem se propõe a respeitar o meio ambiente, as perspectivas de crescimento são ainda maiores.

Quais são os elementos principais da ISO 14001?

A norma ISO 14001:2015 trata dos diversos aspectos que caracterizam um SGA, cuja documentação varia, dependendo de fatores como:

Considerando esses fatores, a norma versa sobre:

  • Normas internas e externas
  • Organogramas
  • Planos locais de emergência
  • Registros
  • Informações sobre aspectos ambientais relevantes
  • Declarações das políticas, objetivos e metas
  • Informações sobre processos

Como deve ser implementada?

A exemplo de outras normas ISO, a 14001 requer um extenso trabalho de auditoria, feita por uma empresa credenciada para emissão da chancela conforme a Norma ABNT ISO 14001.

Nesse processo, vale apostar na tecnologia para começar a se preparar antes mesmo das primeiras auditorias.

A Scoreplan é sua parceira em direção à qualidade total, ajudando assim a adotar práticas mais sustentáveis.

Amplie ainda mais sua visão sobre o assunto, lendo o artigo em que mostramos a importância das normas ISO!

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.