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Aprenda o que é a matriz SWOT e saiba como fazer uma análise estratégica do seu negócio

Se você é dono de uma empresa ou mesmo trabalha em uma, possivelmente já ouviu falar sobre a matriz SWOT. Trata-se de um acrônimo de Forças (Strengths), Fraquezas (Weaknesses), Oportunidades (Opportunities) e Ameaças (Threats), também conhecida por Análise FOFA, ou Análise SWOT. Esta é uma técnica importante e muito útil para avaliar esses quatro atributos, que desempenham um papel tão importante dentro de qualquer organização.

A matriz SWOT é uma ferramenta que pode ajudar você a analisar os pontos fortes da sua empresa, e aquilo que não vai tão bem assim. Também é possível descobrir áreas do negócio que estão atrapalhando a organização, ou fraquezas e ameaças que podem impactar negativamente o negócio.

Em outras palavras: a análise SWOT examina tanto fatores internos quanto externos, sendo que muitos desses fatores não estão sob o seu controle. E portanto, o melhor a se fazer é descobrir, registrar e analisar o maior número de informações possíveis sobre sua empresa e o mercado em que ela atua, para que seja possível se preparar para imprevistos no futuro.

Neste artigo, vamos ajudar você a entender a importância de realizar a análise FOFA na sua empresa, assim como dar algumas dicas para ensinar a fazer uma análise completa e estratégica do seu negócio. Então, confira!

A importância da Matriz SWOT para a sua empresa

Então, conforme o que vimos até aqui, pode-se resumir o conceito de matriz SWOT como uma lista organizada dos pontos fortes e fracos da empresa, assim como as oportunidades e ameaças que circundam seu negócio.

Em geral, a análise SWOT funciona melhor quando envolvemos pessoas diferentes, e com perspectivas variadas. Podemos incluir aí os setores de gestão, vendas, atendimento ao cliente, entre outros. Em alguns casos, até mesmo os clientes podem contribuir com uma visão válida para a análise da Matriz SWOT. Além disso, essa é a oportunidade perfeita para juntar sua equipe e encorajar sua participação e adesão dos colaboradores na criação da estratégia de negócios.

Mas por que essa análise é tão importante?

O primeiro ponto é que esse tipo de análise pode ajudar a empresa a desafiar certas suposições que você tem sobre o negócio, e que podem acabar se tornando pontos cegos a respeito do desempenho da organização. Muitas vezes, a análise desses pontos fortes e fracos pode fornecer novos insights sobre o momento em que a empresa realmente se encontra, ajudando as equipes e gestores a envolverem-se em uma estratégia de negócios que realmente faça sentido para a realidade da organização.

Vamos dar um exemplo. Pode ser que você acredite que um ponto forte da sua empresa é o atendimento. Afinal, os clientes se sentem muito bem atendidos quando vão à sua loja ou empresa, e sempre afirmam que retornarão no futuro. Mas, por sua empresa não ter presença digital forte, pode ser que muitas pessoas tentem um atendimento por canais digitais, como e-mails e redes sociais, e acabam ficando sem resposta. Neste sentido, para essas pessoas, o atendimento é um ponto negativo da empresa. E aí está uma oportunidade de identificar esse problema e resolvê-lo da melhor forma possível.

Esse é apenas um caso possível, mas existem diversas análises possíveis em cima das informações da Matriz SWOT, e que podem transformar para melhor a sua empresa.

Benefícios da análise SWOT para a organização

Além do que já mencionamos, existem alguns pontos-chave que tornam o uso da análise SWOT algo realmente útil para o seu negócio. Por exemplo:

  • A análise SWOT ajuda a empresa a entender melhor o momento atual do negócio, bem como avaliar seu desempenho;
  • Permite que a empresa analise sua força e saiba como penetrar melhor no mercado, a fim de atingir todas ou a maioria de suas metas de negócios;
  • Faz com que a empresa tenha mais entendimento sobre seus pontos fracos e as áreas potenciais de melhoria. Essas informações ajudam a planejar e mitigar obstáculos futuros, garantindo o crescimento de longo prazo do negócio;
  • A partir da análise SWOT, a empresa pode criar um plano estratégico que busque atender os objetivos desejados e se adaptar às mudanças impostas pelo mercado;
  • Enfim, esta análise permite que a empresa entenda e identifique melhor os fatores internos e externos do mercado, bem como seus impactos positivos e negativos nos negócios. Essas informações podem ajudar gestores e colaboradores a serem mais proativos, ajudando a tomar medidas adequadas frente a mudanças e desafios.

Em outras palavras: a análise SWOT é uma ferramenta importante para entender não apenas os pontos fortes, mas também as fraquezas e a saúde atual da organização. Com o uso dessa solução, os tomadores de decisão dentro das empresas identificam não apenas em que momento a empresa está, mas também onde ela precisa melhorar. Isso dá a você oportunidade de ser mais proativo no mercado, mantendo a empresa competitiva.

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Entendendo a estrutura da Matriz SWOT

Na hora de criar sua matriz SWOT, é preciso dividi-la em quatro quadrantes, representando as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças do negócio. A seguir, vamos ver um breve resumo de cada quadrante, a fim de criar uma Matriz SWOT realmente eficaz!

Forças

O ponto forte do seu negócio é aquilo que sua empresa faz muito bem, e que de alguma forma a coloca em destaque frente à concorrência. Pense nas vantagens que sua organização tem sobre outras organizações, o que faz com que sua empresa “marque” as outras pessoas. Em outras palavras: o que você faz melhor do que ninguém? Quais valores impulsionam seu negócio?

Lembre-se: qualquer aspecto da sua organização só é um ponto forte se lhe trouxer uma vantagem clara. Por exemplo: se todos os seus concorrentes oferecem produtos de alta qualidade, então um processo de produção de alta qualidade não é um ponto forte neste mercado específico. Ele precisa diferenciar a empresa de alguma forma.

Fraquezas

Os pontos fracos são características inerentes da sua organização, e podem dizer respeito a recursos, sistemas, fluxo de trabalho e até mesmo pessoas Basicamente, aquilo que a empresa pode melhorar de alguma forma.

Um bom exercício é tentar imaginar como o mercado enxerga a sua marca. Muitas vezes, pessoas de fora são capazes de apontar fraquezas para as quais a organização tende a fechar os olhos.

Nesta etapa, é preciso sinceridade: essa análise só será valiosa se reunir informações realistas. Portanto, enfrente os problemas e determine as fraquezas do seu negócio com clareza.

Oportunidades

As oportunidades são aberturas de mercado ou chances de que algo positivo aconteça com sua empresa. Porém, para isso, é preciso identificar e reivindicar as oportunidades. Em geral, essas situações são algo externo à organização, e por isso mesmo exigem atenção por parte dos gestores e empresários.

Uma boa forma de começar é pensar em oportunidades que você poderia explorar imediatamente. Não precisa ser nada grandioso: mesmo pequenas mudanças podem fazer muita diferença. Por exemplo: a sua presença digital está mais forte do que estava antes da pandemia? Se a resposta for não, existe uma oportunidade de crescer no meio digital neste momento?

Ameaças

Por fim, as ameaças são qualquer fator que possa ter um impacto negativo nos negócios. Podemos citar aqui questões econômicas e políticas, problemas na cadeia de suprimentos, mudanças nos requisitos do mercado, problemas de recrutamento de pessoas, falta de mão de obra capacitada, aumento nos impostos ou taxas de importação, etc.

É muito importante que a empresa tenha a capacidade de antecipar essas ameaças (ao menos as que estão sob seu controle) e aja contra elas antes que se tornem de fato um problema.

Por que usar a análise SWOT no planejamento estratégico?

Uma das utilidades da análise SWOT é na criação do planejamento estratégico da empresa. Isso é importante não apenas para ter uma visão mais ampla sobre a organização, mas também para fundamentar, a partir de dados e informações consistentes, o processo de tomada de decisão.

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No caso do planejamento estratégico, a matriz SWOT pode ser usada para qualquer momento de mudança significativa, seja uma expansão de negócio, seja o lançamento de novos produtos ou serviços, ou mesmo na transição para o mercado digital. Em qualquer uma dessas situações, a análise SWOT pode trazer mais segurança para tomada de decisões, um reconhecimento mais realista sobre o momento atual do negócio, a antecipação de ameaças e oportunidades e, claro, o planejamento antecipado de alternativas e soluções em caso de qualquer tipo de problema.

A ideia é que a análise SWOT seja feita de forma periódica, permitindo que as ações administrativas e estratégicas adotadas na matriz ainda façam sentido para a realidade do negócio. Afinal, a organização passa por constantes mudanças, em especial em termos de ameaças e oportunidades. E é importante estar sempre atento a essas questões, para poder agarrar as chances que o mercado traz – e se proteger contra qualquer possível ameaça.

Quem é o responsável por realizar a análise FOFA/SWOT?

Neste momento, talvez você esteja se perguntando: “quem é o profissional que fica responsável por este tipo de análise?”. E a verdade é que a análise SWOT não precisa ficar a cargo de uma única pessoa. Na verdade, ela acaba se tornando mais rica ao integrar diferentes visões e pontos de vista.

Quando você inclui toda a equipe no levantamento dessas informações sobre a empresa, é possível que o resultado seja ainda mais rico e realista. Os gestores podem ter uma boa visão do negócio, mas certamente não a mesma visão que os desenvolvedores, ou vendedores, ou a equipe de Marketing. Cada setor pode trazer contribuições diferentes e às vezes impensáveis para a criação da Matriz SWOT do negócio.

Uma boa dica é reunir especialistas de cada área da empresa, a fim de relatar os pontos fortes e as dores, bem como os desafios encontrados no dia a dia de seu trabalho. Já os gestores podem contribuir com uma visão mais ampla do negócio.

E quando falamos em gestão de pessoas, a questão de incluir as equipes no processo de pensar e analisar os pontos fortes e fracos da empresa também aumenta o engajamento dos colaboradores, bem como o sentimento de “pertencimento” ao negócio. Ao perceber que sua visão e sua opinião realmente importam, e podem trazer benefícios para a empresa, essas pessoas se sentem parte de algo único e maior do que elas, e certamente sua produtividade e seu comprometimento também serão maiores. As pessoas se conectam mais quando acreditam em algo.

Como fazer uma análise estratégica do seu negócio

Por fim, chegou a hora de trazermos algumas dicas sobre como a sua empresa pode fazer uma análise estratégica a partir da Matriz SWOT. Ao longo deste conteúdo, você já conferiu algumas dicas de como realizar esse processo. Porém, a seguir, é possível conferir isso de maneira mais estruturada, em um passo a passo simples, mas bastante eficaz.

Mas, antes, vale dizer: não espere uma fórmula pronta, ou uma “receita de bolo”. A análise SWOT é uma ferramenta para aprender a analisar o seu negócio. Ou seja, trata-se de um meio, e não de um fim. Ao longo deste processo, muita coisa pode mudar. E tudo bem. O importante é manter-se fiel aos valores da organização.

Então, para conferir os 3 passos importantes para a realização da sua análise SWOT, confira a seguir!

 1. Entenda sua posição no mercado

A análise SWOT é peça chave para o sucesso do Planejamento Estratégico. Mas, para que ela seja efetiva, você precisa entender o seu mercado, bem como a posição da empresa neste mercado atualmente. Pode ser que você tenha uma marca consolidada, ou que esteja ainda em formação. Isso faz muita diferença, inclusive nas oportunidades e ameaças a serem identificadas.

2. Reconheça o que pode ser melhorado

Internamente, a análise SWOT é muito útil para identificar gargalos nos processos. Por gargalos, queremos dizer aqueles problemas que, muitas vezes, não vêm à tona. Porém, eles estão lá, prejudicando o andamento da operação, mas passam despercebidos no dia a dia do negócio.

Essa percepção fica mais clara ao identificar os pontos fracos na análise SWOT. Você pode, por exemplo, identificar na análise que tem uma força específica. Porém, se seus concorrentes também possuem essa vantagem, em alguns casos em um nível maior do que você, isso deixa de ser uma força.

Ao identificar essas questões, fica muito mais fácil criar planos de ação para obter essa diferenciação no mercado e sair na frente da concorrência. Isso porque o seu planejamento estratégico estará muito mais alinhado a uma abordagem de expansão do negócio.

3. Aprenda a detectar ameaças

Com o mercado em constante mudança, nem sempre é fácil identificar possíveis ameaças. A pandemia, por exemplo, é algo que dificilmente é previsto por alguma organização. A chance sempre existe, mas é difícil prever a amplitude do problema.

Mas existem algumas coisas que podem, sim, estar sob controle. Por exemplo, se a operação da sua empresa ocorre única e totalmente no meio digital, um ataque cibernético ou problemas no servidor da plataforma são uma grande ameaça. A análise SWOT te ajuda justamente a detectar esses riscos e ameaças, o que torna mais fácil prever ações e soluções em seu planejamento estratégico, a fim de resolver ou contornar esses problemas com mais facilidade.

4. Identifique oportunidades reais

Assim como os pontos fracos e fortes muitas vezes não estão visíveis “à olho nu”, muita gente deixa as oportunidades passarem sem se dar conta. Neste sentido, a análise SWOT é um exercício para detecção de pontos de evolução e oportunidades de negócio: como vender mais, como ser mais rentável, em quais mercados entrar, entre outros.

a importância da matriz swot/fofa

5. Envolva as pessoas certas

Já falamos sobre a importância de envolver as pessoas neste processo. Afinal, embora as decisões importantes de negócios geralmente sejam feitas por fundadores e funcionários de nível superior, uma análise FOFA ou SWOT precisa de olhares multidisciplinares. Quanto mais pessoas você envolver, e com diferentes perspectivas e contribuições a serem feitas, possivelmente mais realista será o resultado final.

6. Faça uma sessão de brainstorming

Depois de montar sua equipe e escolher as pessoas certas para esse projeto, o próximo passo é organizar uma sessão de brainstorming com todos os envolvidos. Este é o momento de cada pessoa envolvida listar os pontos fortes e fracos da empresa, bem como as oportunidades e as ameaças encontradas. Esse processo pode tanto ser realizado em conjunto (no caso de equipes menores), quanto de forma individual, solicitando que cada pessoa crie e envie uma lista individual com cada um dos fatores da SWOT.

7. Preencha as lacunas

Assim que se esgotarem as ideias de todos os envolvidos, você terá quatro grandes listas, citando os pontos fortes, os pontos fracos, as oportunidades e as ameaças identificadas até então.

A partir daí, é hora de começar a preencher lacunas onde é necessária uma explicação adicional. Inclusive, essa é uma ótima oportunidade para que você e sua equipe façam as perguntas certas, que determinarão a importância de cada item na lista. Vamos entender isso melhor a seguir.

Como utilizar a matriz da análise SWOT

Como explicamos, a matriz SWOT geralmente é representada como um quadrado dividido em quatro partes. Cada um deles representa um elemento da análise SWOT: forças, fraquezas, oportunidades, ameaças.

A forma mais fácil de preencher cada parte do quadro é responder a algumas partes. Isso ajudará a equipe a se orientar durante o processo de eliminar aquilo que não faz sentido (após o brainstorm), e focar naquilo que realmente fala sobre a realidade da empresa hoje. Então, veja a seguir algumas perguntas que podem ser úteis neste momento.

Perguntas a considerar no quadro de Forças:

  • O que sua empresa faz bem?
  • Quais são as habilidades únicas da equipe?
  • Qual conhecimento especializado ou especializado seu time tem?
  • Qual a experiência da empresa no mercado (inclusive comparando com a concorrência)?
  • O que o seu negócio faz melhor do que seus concorrentes?
  • Onde sua marca é mais lucrativa (produto, serviço, etc)?

Perguntas a considerar no quadro de Fraquezas:

  • Em quais áreas é preciso melhorar?
  • Quais recursos estão faltando?
  • Que partes do seu negócio não são muito lucrativas?
  • Onde seu time precisa de mais educação/capacitação e/ou experiência?
  • O que custa muito tempo e/ou dinheiro para ser realizado?

Perguntas a considerar no quadro de Oportunidades:

  • Quais são os objetivos comerciais que você está trabalhando atualmente?
  • Como é possível fazer mais com seus clientes já conquistados?
  • Como você pode usar a tecnologia para melhorar sua empresa?
  • Existem novos públicos-alvo que a marca tem potencial para alcançar?
  • Existem produtos e serviços relacionados que oferecem uma oportunidade para sua empresa?

Perguntas a considerar no quadro de Ameaças:

  • Quais obstáculos sua empresa enfrenta atualmente?
  • Quais são os pontos fortes de seus maiores concorrentes?
  • O que seus concorrentes estão fazendo que você não consegue fazer?
  • O que está acontecendo na economia (regional ou nacional, conforme seu mercado de atuação)?
  • O que está acontecendo no segmento em que sua empresa atua?

Por fim, após conseguir responder essas perguntas, fica mais fácil identificar as respostas para cada quadrante. A partir daí, é preciso fazer uso dos dados e informações coletadas para identificar novas estratégias e objetivos de negócios.

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É possível, por exemplo, criar um plano de negócios para aumentar ainda mais os pontos fortes; ou para trabalhar nas fraquezas da organização. Você também pode definir metas para cada oportunidade identificada; ou encontrar formas de usar seus pontos fortes para mitigar os riscos de ameaças.

 Ou seja, você pode encontrar formas de combinar os dados de cada quadrante para proteger seu negócio de impactos negativos e prosperar naquilo que você já sabe fazer ainda mais.

Conclusão

Agora que você sabe tudo sobre a análise SWOT, inclusive como fazer uma análise estratégica do seu negócio, fica mais fácil encontrar maneiras de aplicar essa solução de forma eficaz no dia a dia da empresa. Você pode inclusive buscar soluções de software para análise SWOT, o que deixa essas informações mais centralizadas e acessíveis para as equipes.

Dessa forma, a análise SWOT é uma ferramenta que você pode usar uma e outra vez em sua empresa para explorar novas oportunidades e melhorar seu processo de tomada de decisão. E ter um modelo de criação desta matriz SWOT pode facilitar bastante este processo.

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