Gestão por resultados: saiba o que é e como implementá-la na empresa
Fazer gestão de empresas não se trata de um padrão, que se aplica da mesma forma em todas as organizações. Há diversas metodologias e ferramentas diferentes que podem ser aplicadas, caso a caso, com o objetivo de trazer melhores resultados para o negócio.
Uma delas é a gestão por resultados — um método bastante interessante, criado na década de 1950, e bastante utilizado até os dias atuais.
Leia nosso artigo e tire suas dúvidas sobre este tema!
O que é a gestão por resultados?
A gestão por resultados (ou Management by Objectives — MBO) foi um conceito criado por Peter Drucker, um dos grandes nomes da administração, em seu livro The Practice of Management.
A ideia central da metodologia é ter uma gestão orientada pela definição de objetivos específicos em uma organização, de modo que todos os colaboradores devem buscar atingir esses objetivos após a definição e disseminação. Com isso, os gestores e respectivos times conseguem trabalhar com maior organização e, consequentemente, eficácia.
Drucker defende que, com a gestão por resultados, a administração consiga priorizar os resultados em todas as atuações de todos os atores envolvidos nos processos internos. E como objetivo final está sempre o aumento do desempenho da organização.
Sendo assim, as metas traçadas são definidas com a ideia de orientar os esforços da sua equipe rumo ao cumprimento dos objetivos pretendidos pela organização.
Ela se baseia nos seguintes pilares:
- transparência;
- objetividade;
- engajamento das pessoas.
Quais os objetivos da gestão por resultados?
O principal objetivo da gestão por resultados diz respeito a orientar os esforços para um objetivo final, independentemente dos meios que seu negócio utilizará para isso. Porém, não se restringe apenas a esse.
Outro objetivo da gestão por resultados é potencializar o trabalho em equipe, de forma que os times se unam em prol de conseguirem cumprir a meta pretendida. Afinal, não é uma guerra em prol de conquistar a vitória, mas, sim, uma construção coletiva dos times na busca por um objetivo da organização. Com isso, há uma maior integração entre as equipes, o que favorece a empresa como um todo.
Como ela funciona?
Quando você passa a aplicar uma gestão por resultados em seu negócio, passa a estabelecer alguns princípios em seu negócio. São eles:
- os resultados pretendidos são a referência-chave para todas as ações, planejamentos e processos que são realizados internamente em seu negócio;
- todos os colaboradores são igualmente responsáveis pelos resultados do negócio;
- deve ocorrer uma integração completa de todos os setores do negócio, para que caminhem juntos em prol dos resultados pretendidos;
- os processos e procedimentos não são a ênfase do negócio, e sim os resultados pretendidos.
Para ser aplicada, os gestores precisam seguir algumas estratégias, tais como:
- realização de treinamentos;
- apoio à diversidade;
- definição de metas;
- união dos times;
- definição do processo e avaliação dos riscos e vantagens.
Quais os benefícios da gestão por resultados?
Alguns dos principais benefícios que a gestão por resultados gera para a organização são:
- aumento na retenção de talentos;
- diminuição da taxa de turnover;
- aumento da produtividade dos funcionários;
- melhor sinergia para trabalho em equipe;
- melhor clima organizacional;
- melhor alinhamento da cultura organizacional;
- maior alinhamento das métricas;
- maior transparência entre os setores.
Implementar a gestão por resultados na sua empresa pode ser o diferencial para conseguir melhorar seus resultados e alcançar os objetivos propostos.
Gostou deste conteúdo? Quer continuar aprendendo sobre gestão empresarial? Assine a nossa newsletter.