Riscos e Oportunidades: como geri-los na empresa?
A análise de riscos e oportunidades se destaca como uma ferramenta crucial para a gestão estratégica do seu negócio. Por meio dela, as empresas conseguem entender tudo o que pode impactar positiva e negativamente as suas estratégias.
Presente na ISO 9001, os riscos e oportunidades servem como uma forma de melhorar a gestão da qualidade das organizações. De acordo com o documento, essa análise consegue assegurar os objetivos traçados, dar força aos pontos positivos e mitigar os pontos negativos do negócio.
E neste artigo, a gente te conta tudo o que você precisa saber sobre riscos e oportunidades, a sua ligação com a norma ISO 9001 e como você pode implementá-la no seu gerenciamento. Confira!
Riscos e oportunidades: o que são?
Riscos e oportunidades são dois termos comuns quando o assunto é gestão de projetos e gestão da qualidade. Eles fazem parte do processo de entender o que a empresa deve se atentar tanto para conseguir novos mercados, quanto para proteger a própria organização.
Os riscos são tudo aquilo que pode,de alguma forma, oferecer uma ameaça para o negócio. Eles podem ser internos, a exemplo de falhas em processos, problemas de qualidade e desmotivação da equipe, assim como externos, relativos a mudanças no mercado, crises econômicas e surgimento de novas tecnologias disruptivas.
As oportunidades são eventos que impactam de forma positiva a empresa. Por isso, elas também podem ser denominadas como “Risco Positivo”. Entre elas, podemos citar a chegada de novos mercados, a adoção de novas ferramentas na cadeia de valor e a adaptação a novas legislações com vista a vantagens competitivas.
Seja para os riscos ou para as oportunidades, é importante que os gestores estejam atentos ao que pode surgir e como isso pode impactar o andamento dos projetos e do planejamento estratégico da organização.
Riscos e oportunidades na ISO 9001
A norma ISO 9001 é um padrão voltado a manter a qualidade das operações no mundo corporativo. Assim, ela exige que as empresas identifiquem, avaliem e tratem os riscos e oportunidades a fim de garantir uma gestão de qualidade de excelência — o que leva a uma melhor entrega para os clientes.
Como traz o documento “A abordagem de riscos e oportunidades estabelece uma base para aumento da eficácia do sistema de gestão da qualidade, conseguir resultados melhorados e para a prevenção de efeitos negativos”.
Nesse contexto, cabe aos departamentos das empresas se atentarem às melhores práticas para colocar em ação as propostas de melhoria e redução de possíveis ameaças ao negócio.
A seguir, listamos 5 passos sobre como você implementar os riscos e oportunidades da ISO 9001 no seu ecossistema empresarial.
Riscos e oportunidades: 5 passos para implementá-los na sua empresa
De nada adianta entender que os riscos e oportunidades são importantes, mas nao colocá-los em prática. Porém, a gente entender que, muitas vezes, as dúvidas sobre como fazer isso surgem. Então, listamos algumas maneiras que vão te ajudar a tirar os planos do papel
1. Identificação:
Tudo começa na identificação dos riscos e oportunidades. Afinal, primeiro você precisa ter clareza sobre a situação geral da empresa. Para fazer isso, existem alternativas interessantes que auxiliam o seu processo:
- Brainstorming: reúna toda a equipe para, juntos, identificarem o que precisa ser melhorado e o que pode ser aproveitado.
- Análise SWOT: faça o uso da matriz SWOT para elencar as principais forças, fraquezas, ameaças e oportunidades da sua organização.
- FMEA (Análise de Modos de Falhas e Efeitos): Identifique falhas potenciais nos processos e seus efeitos.
- Análise de dados: examine os seus indicadores de desempenho e o histórico de informações para ter maior clareza sobre o negócio.
2. Avaliação:
Depois de identificar os riscos e oportunidades, é o momento de avaliar o que cada um dos tópicos significa. Então, foque nos seguintes pilares:
Probabilidade: determine quais as chances de cada risco realmente acontecer.
Impacto: examine o impacto potencial (positivo ou negativo) de cada risco e oportunidade.
Priorização: dê prioridade aos riscos e oportunidades de acordo com sua probabilidade. Quanto maior a chance de acontecer, mais alto o nível prioritário.
3. Tratamento:
Avaliados os riscos e oportunidades, é hora de ir para a prática. Ou seja: colocar a mão na massa. Aqui, se atente à:
Prevenção: Foque em como você pode prevenir a ocorrência dos riscos. Para isso, desenvolva treinamentos para os times e trabalhe de forma antecipada em relação às ameaças.
Mitigação: estabeleça ações para diminuir a probabilidade ou o impacto dos riscos. Uma saída pode ser a contratação de seguros.
Aproveitamento de oportunidades: explore o que pode impactar em novas chances para o seu negócio. Por exemplo, estudar sobre novos produtos e nichos, adaptar seus processos para novas demandas e coordenar esforços entre áreas diferentes.
4. Integração com a gestão da qualidade:
Junto da prática, é importante alinhar o que está sendo feito à gestão da qualidade da empresa. Aqui, você precisa unir tudo o que foi mapeado nos riscos e oportunidades às diretrizes de qualidade do seu negócio.
Política da Qualidade: Inclua o compromisso com a gestão de riscos e oportunidades.
Objetivos da Qualidade: determine metas considerando os riscos e oportunidades identificados.
Plano de ação detalhado: crie planos de ação tanto voltados aos riscos, quanto às oportunidades. Atribua responsabilidades para cada profissional, estabeleça prazos e monitore cada etapa do projeto.
5. Acompanhamento e avaliação
Para qualquer projeto dar certo, ele precisa ser monitorado ao longo do tempo. Assim, é importante que, durante o andar desse processo, você acompanhe e monitore se os objetivos traçados e identificados estão sendo cumpridos. Dessa forma, você consegue tomar decisões mais assertivas e mais rápidas em momentos que pede uma mudança de rota.
Riscos e oportunidades: como tornar a gestão mais fácil
O processo de riscos e oportunidades demanda diferentes habilidades dos gestores. E, para facilitar esse trabalho, existem alternativas que caem como uma luva para maximizar o tempo das equipes e possibilitar melhores resultados na gestão da qualidade.
Entre elas, podemos citar o uso da Matriz de Riscos, em que ela funciona como um mapa abrangente e fornece uma visão clara e organizada dos elementos que podem afetar o sucesso do negócio.
O Diagrama de Ishikawa também entra como um braço direito nessa tarefa. Isso porque essa metodologia trabalha focada na identificação das causas raiz dos problemas. Ele possibilita explorar diversos fatores e interconexões que contribuem para a ocorrência de um problema.
Ter essas duas ferramentas à disposição facilita o dia a dia da gestão. Mas, poder contar com elas e outras metodologias validadas em uma plataforma online torna ainda mais fácil. Assim, você pode fazer o uso da tecnologia para agilizar os riscos e oportunidades por meio de soluções integradas, em que todas as equipes têm acesso.
É isso que a Scoreplan oferece para seus clientes. Nossa ferramenta disponibiliza os principais métodos da gestão da qualidade para descomplicar a rotina dentro das empresas. Para você conhecer mais sobre nossas funcionalidades e ver como pode potencializar os seus riscos e oportunidades, marque uma demonstração gratuita.
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