Consultor de Gestão Estratégica: a importância desse profissional

Um consultor de gestão estratégica é um profissional especializado na realização de diagnósticos empresariais e na proposição de soluções, entre outras atribuições. Nos últimos anos, muitas empresas têm percebido que esse especialista pode ajudá-las a potencializar seus resultados.

Neste artigo, resolvemos apresentar um pouco sobre o trabalho do consultor de gestão estratégica, e a importância deste,. Continue lendo para entender!

O que faz um consultor de gestão estratégica

De uma maneira bem prática, um consultor de gestão estratégica ajuda as organizações a definir e desenvolver estratégias futuras de negócio para atingir metas de longo prazo, com base no ambiente interno e externo..

O trabalho desse profissional é mergulhar na realidade do negócio e, ao mesmo tempo, acompanhar as tendências de mercado que possam afetar positiva e negativamente a estratégia.

Dentro disso, outras tarefas envolvem; entrevistar membros da equipe de planejamento, analisar o ambiente operacional, estudar os principais concorrentes da empresa, desenvolver possíveis cenários futuros e criar relatórios detalhados. As responsabilidades exatas de um consultor de gestão estratégica variam muito.

As tarefas que podem ser desempenhadas pelo consultor de gestão estratégica

Cada projeto é único. Portanto, não é possível descrever o que um consultor de gestão estratégica vai fazer por sua empresa.

O que podemos apontar é uma lista de tarefas que podem ser desempenhadas por esse profissional. Aqui está:

    • auxílio na busca de ferramentas tecnológicas para amparar a gestão estratégica;
    • organização do cronograma e da comunicação das reuniões do projeto;
    • auxílio na criação ou revisão do planejamento estratégico;
    • diagnóstico empresarial e apontamento de gargalos e falhas;
    • ajuda no desenho do modelo de negócio;
    • apresentação de técnicas e métodos para a elaboração e gestão do planejamento;
    • auxílio na definição da filosofia da empresa;
    • montagem do mapa estratégico com os objetivos do negócio;
    • definição e distribuição das metas aos coordenadores e responsáveis;
    • definição do cronograma e dos responsáveis pelos planos de ações;

 

  • acompanhamento das primeiras reuniões de avaliação etc.

 

A parceria entre o consultor de planejamento estratégico e os gestores da empresa

É muito importante salientar que um consultor de gestão estratégica não é um “guru” que vai direcionar a empresa. O que ele vai fazer é trazer sua experiência, sua expertise em métodos, técnicas, ferramentas (tecnológicas, por exemplo) para somar aos esforços internos.

Em outras palavras, o consultor de gestão estratégica sempre vai trabalhar em conjunto com os gestores e colaboradores chaves da empresa.

Porquê contar com a ajuda deste profissional?

O grande trunfo de contar com este profissional é que ele dará uma visão externa, ou seja, ele olhará para o negócio sem os “vícios” de quem está imerso no dia a dia operacional. Isso faz dele um especialista muito valioso, uma vez que consegue ajudar a perceber coisas que normalmente passam despercebidas.

Além disso, trata-se de um profissional experiente e altamente capacitado; profundo conhecedor de métodos e práticas que são úteis para a condução de projetos, entre outras finalidades.

Que tal, você já conta com os serviços de um bom Consultor de Gestão Estratégica? Gostou da reflexão que trouxemos neste texto? Deixe seu comentário!