Entenda o que é liderança estratégica e como aplicá-la à empresa

Novos tempos pedem novas lideranças. Afinal, com a transformação digital, o contexto organizacional está em profunda transformação, sendo fundamental que as empresas estejam atentas a esse tipo de mudança de paradigma e comecem a se adequar à nova era.

A partir disso, surge a imagem do líder estratégico, que começa a substituir o líder clássico de outros tempos, mais autoritário, engessado e com bem menos desafios do que os tempos atuais apresentam.

Por isso, entenda agora o que é a liderança estratégica e saiba mais sobre como aplicá-la a seu negócio.

O que é liderança estratégica?

A liderança estratégica diz respeito a uma mudança no papel do líder nas organizações. Ele não apenas delega ou gerencia, mas tem um olhar estratégico não só sobre a empresa, suas metas e seus objetivos, mas também sobre seus próprios colaboradores.

A liderança precisa ser alinhada com a estratégia da empresa e com sua cultura organizacional. Caso contrário, poderá ser falha e colocar em xeque todo o processo do negócio.

Seu foco é promover a autonomia dos colaboradores em tomadas de decisão mais operacionais e até táticas, por meio de uma cultura empresarial solidificada e forte e que, consequentemente, reflita em uma experiência diferenciada para o cliente.

Isso, porque, com as ações de cada colaborador incentivadas por uma gestão de pessoas e liderança estratégica, consegue-se manter um serviço de qualidade, o que acarreta uma maior satisfação do seu consumidor.

Enquanto isso, os gestores conseguem focar seus esforços para as questões mais estratégicas do negócio, com maior dedicação e articulação. Assim, todos saem ganhando no processo.

Quais as principais características da liderança estratégica?

A liderança estratégica, para que seja considerada como tal, precisa seguir algumas características fundamentais. Elas são importantes, também, para garantir bons resultados para a empresa. Assim, saiba quais são os maiores diferenciais desse modelo de gestão e veja como eles influenciam a rotina da organização.

Definição de prioridades

Um líder estratégico precisa saber por onde começar para conseguir trabalhar no dia a dia do negócio. Algumas tarefas são prioritárias, ou seja, demandam maior urgência e atenção dos líderes; outras podem ser deixadas para depois ou, até mesmo, descartadas.

Conhecimento das competências da equipe

Os líderes estratégicos são capazes de compreender a essência das suas equipes, suas demandas e necessidades e, acima de tudo, o subjetivismo existente em cada um deles e na equipe como um todo.

Isso é fundamental para entender como cada um desempenha suas funções e de que forma específica pode colaborar para a realização das tarefas para, assim, atribuir atividades que sejam mais condizentes com os perfis individuais.

Obtenção de ferramentas que deem suporte para as lideranças

Líderes não trabalham sozinhos — e nem devem. Ter ferramentas de suporte que orientem as suas ações e decisões é fundamental para um trabalho de excelência como líder.

Softwares de gestão como sistemas ERP, BI (Business Intelligence), sistemas para gestão de tarefas e outros específicos para sua área de atuação, podem ser um bom conjunto de ferramentas que auxiliam em uma gestão de liderança mais eficiente e capaz de proporcionar melhores resultados para seu negócio.

Quais os benefícios em implementar uma liderança estratégica?

Ter uma liderança estratégica pode trazer uma série de benefícios para seu negócio, como veremos a seguir.

Tomadas de decisão melhor embasadas

Um bom líder estratégico é capaz de utilizar as informações e dados gerados internamente para conseguir melhores resultados ao longo do tempo. Com isso, há uma diminuição nos índices de falhas da sua empresa, bem como é possível melhorar os resultados internos. A consequência é ter processos mais ágeis e que, de fato, agreguem positivamente para o negócio.

Diminuição do turnover

Um líder estratégico observa quais são as necessidades da sua equipe e consegue trabalhar para aumentar a satisfação dos seus colaboradores ao longo das rotinas produtivas. Com isso, diminui-se o índice de demissões devido a insatisfações, o que é fundamental para a saúde financeira de qualquer empresa.

Redução da burocracia

Outro ponto da liderança estratégica é tornar o ambiente laboral mais eficiente ao longo do tempo. Isso envolve, também, diminuir a burocracia existente no ambiente de trabalho.

Isso pode ser feito por meio da redução de gargalos internos, do uso de softwares de automação e de uma gestão integrada, entre outros pontos que consigam agilizar a organização interna da empresa.

Ambiente menos tenso

Um líder estratégico sabe impor a sua liderança sem precisar ser excessivamente rígido ou formal. Com isso, há um alívio das tensões do ambiente, que já são características de boa parte das atividades laborais, melhorando o clima para todos.

Melhora do clima organizacional

As consequências de tudo que falamos é ter uma maior leveza no clima organizacional, já que teremos pessoas mais satisfeitas e dispostas a suar a camisa para fazer com que os resultados se elevem ao longo do tempo.

Como desenvolver e implementar uma liderança estratégica em sua empresa?

Para implementar uma liderança estratégica, deve-se, em primeiro lugar, planejar muito bem, já que esse processo envolve mudanças significativas na cultura organizacional. Por isso, antes de tudo, analise a atual situação e avalie o que deverá ser mudado para que os novos objetivos possam ser atingidos.

É necessário então, solidificar os objetivos e metas da organização. Afinal, esses são os pilares nos quais o líder poderá se ancorar. Por isso, esse ponto deve estar bem definido para a empresa.

Um Programa de Desenvolvimento de Lideranças, poderá ajudar a entender os pontos fortes e fracos (a desenvolver) da equipe. Mas este, pprecisa ter como base tanto Planos de Desenvolvimento Individuais quanto o Plano de Desenvolvimento da Equipe.

Outros pontos que auxiliam para desenvolver e implementar uma liderança estratégica em seu negócio são:

A liderança estratégica coloca sua empresa na nova era organizacional, permitindo que seu negócio não só cresça, mas também consiga se adequar mais facilmente às novas exigências do mercado.

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