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remuneração variável scoreplan
Foto de Micael Baldo
Micael Baldo
  • Publicado em dezembro 3, 2019

Remuneração variável: 7 tipos para aplicar na empresa

A remuneração variável pode ser um componente importante para a produtividade e gestão de pessoas em uma empresa. Afinal, o aumento do valor final recebido por mês é uma forma de incentivo para que seus colaboradores. Ele contribui para que as pessoas vistam a camisa da empresa, se sintam valorizadas e aprimorem o desempenho continuamente.

Em essência, todos os tipos de remuneração variável são compostas por valores financeiros não incorporados ao salário. Eles  que podem sofrer variações ao longo de um determinado período. 

Existem diversos formatos de programas de remuneração variável. Eles podem ter pagamentos  algumas vezes ao ano ou, até mesmo, mensalmente, mas não têm um valor específico fixo, apenas um percentual (diferentemente dos benefícios).

Para aprofundar seu conhecimento, explore conosco os  7 principais exemplos de remuneração variável. Boa leitura!

1. Comissão de vendas: o principal exemplo de remuneração variável

A comissão de vendas é o tipo de remuneração variável mais comum e mais praticada no mercado. É uma forma de gratificação para os vendedores, que os incentiva a aumentarem o volume de vendas continuamente. 

De forma simplificada, o colaborador recebe um valor proporcional ao total de vendas realizadas no mês. Em muitos casos , é necessário ter uma quantia mínima para receber o valor proporcional à comissão (por exemplo, mínimo de R$700 de venda no referido mês).

2. Participação nos lucros e resultados: outro exemplo de remuneração variável

Muito comum nas práticas de gestão de pessoas, indo do  setor bancário e grandes companhias até startups , a participação nos lucros é uma forma de incentivar o trabalho dos colaboradores por meio da divisão de uma parte dos ganhos com todos. O valor dependerá do lucro total daquele período e pode ser acertado semestral ou anualmente.

3. Premiações financeiras

As premiações financeiras normalmente são oferecidas no fim de um ciclo comercial, anual ou com períodos menores, após a verificação do resultado das equipes. Podem ser distribuídas para um time ou de forma individual, dependendo do tipo de formato da sua empresa. Elas também podem servir de incentivo para que as equipes batam ou superem as metas definidas para o período. 

4. Bônus

O bônus é uma gratificação por algum fato específico. Este é um dos exemplos de programas de remuneração variável que pode representar  vários salários ao longo do ano.. 

A bonificação pode ser paga para os colaboradores que trouxerem um cliente com perfil específico  para a empresa ou que realizarem entregas relevantes para o ciclo estratégico. Ele também  como um bom incentivo para os colaboradores vestirem a camisa e buscarem o crescimento do negócio.

5. Participação acionária

É a remuneração oferecida para aqueles que são sócios da organização, de acordo com quotas ou ações, dependendo do tipo societário da empresa. Dessa forma, o profissional pode lucrar de acordo com os dividendos do negócio ou vender o título quando desejar. Essa remuneração é variável de acordo com o resultado da organização.

6. Gratificação por habilidades

É um adicional oferecido para os colaboradores da organização de acordo com as suas habilidades e qualificações. Por exemplo, pode-se dar uma gratificação para aqueles que tenham uma pós-graduação e somar os valores das gratificações de acordo com o nível de instrução do colaborador. Esse estímulo costuma ser interessante, até mesmo, para a redução do turnover nas organizações, mantendo os seus colaboradores na empresa em busca de melhores condições.

7. Gratificação funcional: exemplo de remuneração variável menos comum, mas importante

Normalmente é um adicional para os cargos de chefia e aqueles que tenham alta especialização técnica. É uma forma de recompensar financeiramente profissionais  com  grande  responsabilidade na empresa, oferecendo um retorno pelo conjunto de atividades desenvolvidas. Também é uma forma de incentivo para que os demais colaboradores se especializem e consigam alcançar esse patamar futuramente, por meio de promoções.

A remuneração variável é uma ótima forma de incentivo para seu funcionário, bem como auxilia a compor a cultura organizacional. Contudo,  ela deve ser incluída no planejamento estratégico e alinhada com os times de gestão de pessoas para não ferir o orçamento da organização e nem gerar prejuízos posteriores.

Ela pode ser aplicada por meio da observação do planejamento financeiro, bem como do plano de carreira, de forma a ter os tipos de remuneração variável adotados devidamente divulgados para todos os colaboradores. Transparência é fundamental nesse processo.Esse tipo de remuneração também pode ser útil para o employer branding. Já ouviu falar neste termo? Leia nosso artigo e saiba mais sobre esse tema!

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