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Gestão Estratégica
Foto de Micael Baldo
Micael Baldo
  • Publicado em maio 5, 2020

Entenda o que é e como aplicar as 5 Forças de Porter no seu negócio

Nem todo empreendedor, e em muitos casos – gestor de empresa tradicional e já consolidada, compreende profundamente o mercado no qual atua no sentido de conhecer o real potencial de atratividade que seu produto ou serviço pode alcançar diante da concorrência. Felizmente, o modelo 5 Forças de Porter foi criado justamente para ajudar neste quesito.

Preparamos o conteúdo de hoje para que você entenda melhor o que é essa ferramenta, por que ela é tão importante para seu negócio e como aplicá-la. Acompanhe a leitura para saber mais sobre o assunto!

O que são as 5 Forças de Porter?

Michael Porter, um renomado professor da Harvard Business School, publicou em 1979 um artigo na revista da instituição, intitulado “As cinco forças competitivas que moldam a estratégia”.

Nele, foi abordado um modelo de análise competitiva que visava auxiliar as organizações a entenderem o cenário em que estavam situadas com a finalidade de se posicionarem melhor diante do mercado, concorrência e público-alvo.

A seguir, mostraremos quais são as 5 Forças de Porter:

1. Rivalidade entre a concorrência

Não importa o nicho em que uma empresa atua, ela sempre competirá com outras empresas do mesmo segmento, e esse é um ponto essencial a ser analisado. É preciso saber com exatidão quem são os concorrentes diretos, além de acompanhar de perto suas táticas e desenvolvimento.

Pesquise e questione-se sobre as estratégias que seus concorrentes estão utilizando, pois a partir delas será possível descobrir meios para se destacar no ambiente em que vocês estão disputando.

2. Poder de barganha dos fornecedores

Você já calculou o impacto dos seus fornecedores sobre seu produto ou serviço? Qualidade, preço, tempo de entrega e etc? Pois bem, isso é vital, já que está diretamente ligado ao desenvolvimento do seu negócio. Questione-se se você não “está na mão” de alguns fornecedores. Para chegar a um raciocínio lógico, pense em quantos fornecedores de cada área estão disponíveis para você. Se forem poucos, procure ampliar essas relações, sempre observando qualidade, preço e prazos de entrega.

Jamais dependa somente de um fornecedor, pois a exclusividade tira o seu poder de barganha.

3. Ameaça de novos produtos ou serviços

Por mais inovador que o seu produto ou serviço seja, isso não quer dizer que você tem isenção de concorrência. O mercado está em constante evolução, devido ao comportamento de consumo que muda ano após ano.

Sendo assim, para se antecipar a possíveis “surpresas”, faça uma lista com todos os concorrentes (diretos e indiretos) que oferecem soluções para os mesmos problemas que você, e invista nessa análise.

Digamos que você vende carros; seu concorrente não é só o cara do outro lado da rua que também vende carros; mas sim a loja de bicicletas, os aplicativos de transporte compartilhado, a startup de patinetes motorizados e etc – pense, eles solucionam o mesmo problema que você.

O que seu produto/serviço tem como diferencial, será o que fará o público pensar duas vezes na hora de tomar uma decisão de compra.

4. Ameaça de novos concorrentes

Para Porter, a quarta força consiste em analisar o que é possível fazer para impedir ou — pelo menos — dificultar o ingresso de novos concorrentes no mercado. Essa é uma questão complexa. Contudo, existem fatores que costumam barrar novos aventureiros em um nicho, como:

  • contratos de exclusividade;
  • patentes;
  • consolidação no mercado.

Um bom exemplo pôde ser visto, por um tempo, no mercado das máquinas de café expresso; algumas marcas conseguiram além de criar as máquinas, criar também as cápsulas específicas para aquelas máquinas, assim o consumidor não poderia comprar cápsulas de outra marca. “Deu certo por um tempo”, porque não demorou muito para essa estratégia cair por terra. Mas essa é a lógica.

5. Poder de barganha dos clientes

O poder de decisão do consumidor, nos dias atuais, é mais forte do que jamais foi, em especial no que diz respeito a qualidade e preço.

Quando pensamos no poder que o público tem de exigir produtos melhores ou preços mais baixos, a máxima “o cliente sempre tem razão” passa a fazer ainda mais sentido. Afinal, quem determina o valor de um produto ou serviço é a demanda (ou a ausência dela).

Quanto mais competitivo é o mercado em que sua marca atua, ou seja, quanto mais empresas oferecem um produto ou serviço semelhante ao seu; maior é o poder de barganha do cliente. Assim como a relação inversa também é verdadeira.

Por que usar as 5 Forças de Porter?

As conclusões que essa ferramenta geram para o empreendedor são ideais para mostrar o posicionamento da marca em seu mercado de atuação. Sendo assim, o empreendedor percebe sua capacidade — em obter lucros mais consistentes ou servir melhor aos consumidores — e as análises servem para fornecer dados importantes sobre os pontos fortes e fracos da empresa e da concorrência.

Além disso, as 5 Forças de Porter ajudam sua equipe a ter um conhecimento mais aprofundado sobre os produtos/serviços com que trabalham e, consequentemente, a manter um relacionamento mais consistente com os clientes.

Como aplicar as 5 Forças de Porter?

Por último, mas não menos importante, mostraremos algumas boas práticas para aplicar as 5 Forças de Porter em seu negócio. Confira a seguir!

Aposte na diferenciação

Se o nicho em que você atua já está saturado com muitos concorrentes oferecendo soluções similares, então a melhor estratégia pode ser investir nos diferenciais competitivos de sua marca. Isto é, melhorar os aspectos e benefícios que apenas seu negócio tem para que ele se destaque e seja melhor percebido pelo público-alvo.

Aumente o foco

Você saberia dizer aonde quer que a sua empresa esteja nos próximos anos? Ou ainda, se você não é empreendedor mas é um gestor de empresa, essa visão é compartilhada com você? Você tem conhecimento disso? Pois bem, o fato é que os empreendedores e gestores precisam analisar seus processos de modo a entender de que forma os esforços estão sendo direcionados – se a empresa possui objetivos estratégicos esses esforços precisam estar voltados ao atingimento deles. Se a empresa não tem objetivos estratégicos traçados, significa que ninguém sabe para aonde está indo e porque está indo, e então é necessário dar um passo atrás e investir nesse processo.

Além disso, é preciso analisar se a marca está atuando no nicho correto, se conhece a forma como seu mercado se comporta, quais métricas de desempenho deve utilizar e quais táticas podem surtir efeitos mais positivos.

Controle seus custos

Realizar uma boa gestão financeira é algo fundamental para qualquer negócio. Encontrar meios de melhorar a administração de toda a receita investida, diminuir os custos operacionais e de produção e, obter mais lucro, são medidas básicas que ajudam a tornar a empresa mais competitiva.

A questão é que, em algum ponto, uma das 5 Forças de Porter se tornará mais significativa e você, como gestor, deverá analisar o mercado para que possa elaborar as melhores estratégias.

Como você pôde conferir neste conteúdo, aplicar as 5 Forças de Porter é vital para qualquer empresa que pretende se destacar no mercado, já que essa ferramenta conta com indicadores importantes que ajudam a analisar seu comportamento.

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