Ir para o conteúdo
  • login
logo-scoreplan
  • Softwares
    • Planejamento Estratégico
    • Qualidade
    • Projetos
    • Gestão de Pessoas
    • Planejamento Orçamentário
    • Gestão eletrônica de documentos
    • OKR
    • BSC
    • Ações
    • Indicadores
    • Ocorrências
    • Auditorias
    • Riscos
    • Inteligência Artificial da Scoreplan
  • Segmentos
    • Comércio
    • Indústria
    • Instituições e Entidades
    • Instituições Financeiras
    • Saúde
    • Serviços
  • A Scoreplan
    • Quem somos
    • A Plataforma
    • Cases
    • Serviços
    • Trabalhe Conosco
  • Parceiros
  • Conteúdos

    Blog

    Tudo sobre gestão, planejamento estratégico e muito mais

    Materiais Gratuitos

    Ebooks, Guias e mais.

    Scoreplan Academy

    • Certificações
    • Cursos Livres
    • Treinamentos
  • Planos
  • Contato
Peça uma demonstração
Peça uma demonstração
Entenda análise SWOT
Foto de João Paulo Colleoni
João Paulo Colleoni
  • Publicado em março 19, 2018

Análise SWOT: entenda de uma vez!

A análise SWOT é uma ferramenta de planejamento estratégico que ajuda os gestores a identificar os pontos fortes e fracos de seus negócios, bem como quaisquer oportunidades e ameaças que possam existir em uma situação específica.

Uma análise SWOT é também é uma boa ferramenta para a estratégia geral de negócios e para usar como ponto de partida para discussões em equipe.

Sobre isso vamos conversar neste artigo.
Continue lendo para entender o que é análise SWOT e como usá-la na sua empresa!

O conceito de análise SWOT

Acrônimo de Forças (Strengths), Fraquezas (Weaknesses), Oportunidades (Opportunities) e Ameaças (Threats), a análise SWOT, quando conduzida corretamente, pode ajudar a descobrir uma riqueza de informações e ser útil em várias situações.

Podemos resumir o conceito de análise SWOT como uma lista organizada dos maiores pontos fortes, fracos, oportunidades e ameaças da sua empresa.

Uma análise SWOT é melhor conduzida por um grupo de pessoas com diferentes perspectivas e participações no negócio. Gestão, vendas, atendimento ao cliente e até mesmo clientes podem contribuir com uma visão válida. Além disso, o processo de análise SWOT é uma oportunidade para juntar sua equipe e encorajar sua participação e adesão à estratégia resultante da sua empresa.

Como fazer uma análise SWOT

Uma análise SWOT está longe de ser científica. Não há uma maneira objetiva de medir o quão bem ela é realizada. Depende da sua capacidade de observar e recordar fatores internos e externos que possam afetar sua empresa.

Tenha em mente: não se trata de fazer previsões precisas; também não se trata de saber o que planejar. Estamos falando de uma ferramenta, um meio, não um fim.

Veja, a seguir, três passos para a realização de uma análise SWOT:

Passo 1: Reúna as pessoas certas

Embora decisões importantes de negócios geralmente sejam feitas por fundadores e funcionários de nível superior, uma análise SWOT precisa de olhares multidisciplinares.

Passo 2: Organize uma sessão de brainstorming

Depois de montar sua equipe, organize uma sessão de brainstorming com todos os envolvidos. Você pode listar pontos fortes, fracos, oportunidades e ameaças em conjunto (aplicável com pequenas equipes) ou pedir aos participantes que criem e enviem listas individualmente (no caso de equipes maiores).

Inclua tudo que aparece em cada categoria. Não se preocupe com a importância de cada observação nesta fase — a ideia é não perder nada.

Passo 3: Preencha as lacunas

Depois de esgotar as idéias de todos e apresentar quatro grandes listas, é hora de começar a preencher lacunas onde é necessária uma explicação adicional. Esta é uma oportunidade para você e sua equipe fazerem perguntas que determinarão a importância de cada item na lista — como você vai ver a seguir!

Template análie SWOT

Usando uma matriz de análise SWOT

Uma matriz SWOT geralmente é representada como um quadrado dividido em quatro partes. Cada quadrante representa um elemento da análise SWOT (forças, fraquezas, oportunidades, ameaças).

A maneira mais fácil de começar a preencher cada parte do quadro é respondendo a uma série de perguntas. Use a lista abaixo para começar, com foco nas questões mais relevantes para sua empresa e situação atual:

Perguntas a considerar no quadro de Forças:

  • O que sua empresa faz bem?
  • Quais são as habilidades únicas da equipe?
  • Qual conhecimento especializado ou especializado seu time tem?
  • Qual experiência da empresa no mercado (inclusive comparando com a concorrência)?
  • O que o seu negócio faz melhor do que seus concorrentes?
  • Onde sua marca é mais lucrativa (produto, serviço?)?

Perguntas a considerar no quadro de Fraquezas:

  • Em quais áreas é preciso melhorar?
  • Quais recursos estão faltando?
  • Que partes do seu negócio não são muito lucrativas?
  • Onde seu time precisa de mais educação/capacitação e/ou experiência?
  • O que custa muito tempo e/ou dinheiro para ser realizado?

Perguntas a serem consideradas no quadro de Oportunidades:

  • Quais são os objetivos comerciais que você está trabalhando atualmente?
  • Como é possível fazer mais com seus clientes já conquistados?
  • Como você pode usar a tecnologia para melhorar sua empresa?
  • Existem novos públicos-alvo que a marca tem potencial para alcançar?
  • Existem produtos e serviços relacionados que oferecem uma oportunidade para sua empresa?

Perguntas a serem consideradas no quadro de Ameaças:

  • Que obstáculos sua empresa enfrenta atualmente?
  • Quais são os pontos fortes de seus maiores concorrentes?
  • O que seus concorrentes estão fazendo que você não consegue fazer?
  • O que está acontecendo na economia (regional ou nacional, conforme seu mercado de atuação)?
  • O que está acontecendo no segmento em que sua empresa atua?

Usando dados compilados em uma análise SWOT

Uma das partes mais importantes da sua análise SWOT é usar os dados que você compilou para identificar novas estratégias e objetivos para sua empresa. Por exemplo, você pode:

  • Criar um plano para aumentar seus pontos fortes ainda mais;
  • Listar maneiras de trabalhar na construção de suas fraquezas;
  • Definir metas para cada uma das oportunidades que identificou;
  • Elaborar um plano para usar seus pontos fortes para diminuir as ameaças identificadas.

Em seguida, procure maneiras de combinar dados de quadrantes diferentes de maneiras ainda mais:

  • Explore como você pode combinar seus pontos fortes e oportunidades para desenvolver novas estratégias;
  • Tente combinar forças e ameaças para identificar as ameaças que pode eliminar;
  • Veja suas fraquezas e oportunidades para criar uma lista de áreas prontas para melhorar;
  • Faça uma lista de áreas para evitar que caia em debilidades e ameaças.

Depois de entender como compilar seus dados SWOT e encontrar maneiras de usá-lo estrategicamente, a análise SWOT será uma ferramenta que você pode usar uma e outra vez em sua empresa para explorar novas oportunidades e melhorar seu processo de tomada de decisão.

Que tal, você já faz análise SWOT? Gostou dos exemplos e das dicas que citamos neste texto? Deixe seu comentário!

Conteúdo

Webinar
Como potencializar resultados com OKR.

Como potencializar resultados com OKR

Baixe agora
Compartilhe esse conhecimento:
AnteriorAnteriorA importância de revisar e atualizar o planejamento estratégico
PróximoDesmistificando o BSC: o que é, e como aplicar na práticaPróximo

Conteúdos relacionados

Leia mais
Leia mais
Leia mais

Outros Materiais que podem te ajudar

Webinar
Como potencializar resultados com OKR.

Como potencializar resultados com OKR

Baixe agora
Infográfico
4 passos para garantir a disciplina na gestão de documentos

4 passos para garantir a organização dos seus documentos

Baixe agora

A Plataforma Web que todo o gestor precisa!

Agende uma demonstração
Agende uma demonstração
Software Scoreplan Planejamento Estratégico
Scoreplan
Plataforma web que ajuda empresas a atingirem seus objetivos e melhorarem seus resultados através de uma gestão visual e ágil de todo o Planejamento Estratégico e Orçamentário.
Linkedin Youtube Instagram Whatsapp Telegram Spotify
  • Política de Privacidade
  • Política Anticorrupção
  • Termo de ética e conduta
  • Termos Gerais e Condições de Uso

Institucional

  • Conteúdos
  • Contato
  • Conteúdos
  • Contato

Softwares

  • Planejamento Estratégico
  • Planejamento Orçamentário
  • Gestão de Projetos
  • Gestão de Qualidade
  • Gestão de Pessoas
  • Gestão de OKR
  • Gestão de BSC
  • Gestão de Indicadores
  • Gestão de Auditorias
  • Gestão de Riscos
  • Gestão de Ações
  • Gestão de Ocorrências
  • Gestão eletrônica de documentos
  • Planejamento Estratégico
  • Planejamento Orçamentário
  • Gestão de Projetos
  • Gestão de Qualidade
  • Gestão de Pessoas
  • Gestão de OKR
  • Gestão de BSC
  • Gestão de Indicadores
  • Gestão de Auditorias
  • Gestão de Riscos
  • Gestão de Ações
  • Gestão de Ocorrências
  • Gestão eletrônica de documentos

Segmentos

  • Comércio
  • Industria
  • Instituições e Entidades
  • Instituições Financeiras
  • Saúde
  • Serviços
  • Comércio
  • Industria
  • Instituições e Entidades
  • Instituições Financeiras
  • Saúde
  • Serviços
Assine nossa newsletter
Receba nossos conteúdos gratuitamente!
  • Email
  • Rua Jacob Luchesi, 3530,
    Caxias do Sul – RS
    CEP 95032-000
  • (54) 3039-9929
Top 100 instech
Top 100 open
Software Advice
Capterra-selo
Software Advice - Best Recommended
plugins premium WordPress

Peça uma demonstração

Agende uma demonstração rápida e gratuita e veja como a Scoreplan pode descomplicar a gestão da sua empresa!