Quer atingir metas empresariais 2 VEZES MAIS RÁPIDO? Veja como!

Nós já publicamos aqui no blog um texto onde apontamos os sete principais motivos pelos quais atingir metas empresariais é difícil para muitas organizações. Hoje vamos além: queremos te mostrar o que você pode fazer para conseguir o atingimento de metas duas vezes mais rápido que o normal. Acompanhe!

5 dicas para atingir metas empresariais duas vezes mais rápido

1. Tenha objetivos e metas coerentes

Comece diferenciando metas de objetivos. São duas coisas complementares, mas que são — e devem ser tratadas como — diferentes.

Objetivos são declarações que você faz sobre o futuro do seu negócio. Eles representam as aspirações. Por exemplo, você poderia dizer: “Vamos ser a marca mais lembrada pelos consumidores”. Essa declaração mostra que você tem planos ambiciosos para o seu negócio, mas não está dizendo especificamente o que vai ser feito para atingi-los.

Já as metas são os passos exatos que sua empresa deve seguir para atingir o que foi projetado. Elas são escritas sem emoção e, em geral, são mensuráveis e quantificáveis. Também são realistas e alcançáveis e possuem um cronograma associado.

Por exemplo, uma meta que persegue o objetivo de “ser a marca mais lembrada” poderia ser: “Aumentaremos as vendas em 3% em cada trimestre deste ano em cada região em que nós atualmente operamos. Para isso, vamos elevar em 15% o orçamento de marketing e, assim, conseguiremos expandir nossa presença na mente do público-alvo e vender mais”.

Além disso, é fundamental que as metas e os objetivos sejam claros para todos os envolvidos — líderes e seus liderados, e, se for o caso, para os parceiros de negócio, tais como distribuidores, entre outros. Também é fundamental que eles sejam alcançáveis, ou seja, que não sejam algo fora do alcance da sua operação.

2. Crie bons planos de ação para alcançar as metas definidas

O objetivo dos planos de ação é definir quais recursos são necessários para atingir a meta, criar um cronograma de quais tarefas específicas precisam ser concluídas, atribuir responsabilidades, enfim, documentar o passo a passo que será realizado.

Para atingir metas empresariais, é fundamental que os planos de ação tenham prazos coerentes e que cada pessoa envolvida saiba exatamente o que em que fazer. E mais: as pessoas precisam entender o valor de suas atividades para que elas se engajem e lutem para chegar aos resultados esperados.

3. Comunique e envolva a equipe

Nada é mais poderoso para motivar as pessoas a atingir as metas empresariais do que uma comunicação interna bem estruturada. Isso significa que é preciso transmitir mensagens claras e coerentes e escolher canais amigáveis ao público interno (intranet, mural de recados, e-mail marketing, newsletter, discurso da diretoria, reuniões periódicas da liderança etc.).

O discurso deve ser o mesmo para toda a organização. No entanto, a forma como as informações são passadas deve ser adaptada para cada equipe. O time de líderes, por exemplo, precisa saber dos números exatos que devem ser atingidos pelo negócio. Já suas equipes merecem mais ênfase nas informações que dizem respeito aos seus próprios indicadores de desempenho.

Tome o cuidado de favorecer uma comunicação de mão dupla (diálogo aberto e transparente) para que as pessoas possam dar seus feedbacks, contribuir com ideias etc.

Com uma boa comunicação, vai ser mais fácil e agradável acompanhar o desempenho dos profissionais e também cobrar resultados. Afinal, todos sabem para onde o negócio está caminhando e o que precisam fazer para chegar lá.

4. Analise e revise as metas periodicamente

O que faz com que muitas empresas demorem muito para atingir suas metas, muitas vezes, é o hábito dos líderes de só mensurar indicadores e métricas quando os prazos já estão acabando.

Faça diferente. Crie uma rotina de análise e revisão das metas — diária ou semanalmente, por exemplo. Observe com atenção o que já foi alcançado, identifique as causas do não avanço em determinadas metas, trace ações para reverter atrasos e, se necessário, altere as metas trazendo-as para um patamar mais realista.

? Leia também: Metodologia FCA (Fato, Causa Ação): o que é e para que serve!

5. Use uma ferramenta tecnológica especializada

Faça uso da tecnologia para simplificar e automatizar todo o processo de definição, acompanhamento e mensuração das metas estabelecidas. Um bom sistema também vai facilitar na hora de verificar o desempenho das equipes e dos indivíduos. Assim, você poderá comemorar com seus colaboradores e premiá-los, criando uma cultura de reconhecimento, colaboração e melhoria contínua.

O que você achou das nossas dicas para você atingir metas empresariais mais rapidamente? Entenda agora: a importância de contar com um software especializado para a gestão de objetivos, indicadores, metas e planos de ação!