• login
Scoreplan
  • Softwares
    • Planejamento Estratégico
    • Qualidade
    • Projetos
    • Gestão de Pessoas
    • Planejamento Orçamentário
    • Gestão eletrônica de documentos
    • OKR
    • BSC
    • Ações
    • Indicadores
    • Ocorrências
    • Auditorias
    • Riscos
    • Inteligência Artificial da Scoreplan
  • Segmentos
    • Comércio
    • Indústria
    • Instituições e Entidades
    • Instituições Financeiras
    • Saúde
    • Serviços
  • A Scoreplan
    • Quem somos
    • A Plataforma
    • Cases
    • Serviços
    • Trabalhe Conosco
  • Parceiros
  • Conteúdos

    Blog

    Tudo sobre gestão, planejamento estratégico e muito mais

    Materiais Gratuitos

    Ebooks, Guias e mais.

    Scoreplan Academy

    • Certificações
    • Cursos Livres
    • Treinamentos
  • Planos
  • Contato
Peça uma demonstração
Peça uma demonstração
Home
/
Blog
Entenda análise SWOT
Foto de João Paulo Colleoni
João Paulo Colleoni
  • Publicado em março 19, 2018

Análise SWOT: entenda de uma vez!

A análise SWOT é uma ferramenta de planejamento estratégico que ajuda os gestores a identificar os pontos fortes e fracos de seus negócios, bem como quaisquer oportunidades e ameaças que possam existir em uma situação específica.

Uma análise SWOT é também é uma boa ferramenta para a estratégia geral de negócios e para usar como ponto de partida para discussões em equipe.

Sobre isso vamos conversar neste artigo.
Continue lendo para entender o que é análise SWOT e como usá-la na sua empresa!

O conceito de análise SWOT

Acrônimo de Forças (Strengths), Fraquezas (Weaknesses), Oportunidades (Opportunities) e Ameaças (Threats), a análise SWOT, quando conduzida corretamente, pode ajudar a descobrir uma riqueza de informações e ser útil em várias situações.

Podemos resumir o conceito de análise SWOT como uma lista organizada dos maiores pontos fortes, fracos, oportunidades e ameaças da sua empresa.

Uma análise SWOT é melhor conduzida por um grupo de pessoas com diferentes perspectivas e participações no negócio. Gestão, vendas, atendimento ao cliente e até mesmo clientes podem contribuir com uma visão válida. Além disso, o processo de análise SWOT é uma oportunidade para juntar sua equipe e encorajar sua participação e adesão à estratégia resultante da sua empresa.

Como fazer uma análise SWOT

Uma análise SWOT está longe de ser científica. Não há uma maneira objetiva de medir o quão bem ela é realizada. Depende da sua capacidade de observar e recordar fatores internos e externos que possam afetar sua empresa.

Tenha em mente: não se trata de fazer previsões precisas; também não se trata de saber o que planejar. Estamos falando de uma ferramenta, um meio, não um fim.

Veja, a seguir, três passos para a realização de uma análise SWOT:

Passo 1: Reúna as pessoas certas

Embora decisões importantes de negócios geralmente sejam feitas por fundadores e funcionários de nível superior, uma análise SWOT precisa de olhares multidisciplinares.

Passo 2: Organize uma sessão de brainstorming

Depois de montar sua equipe, organize uma sessão de brainstorming com todos os envolvidos. Você pode listar pontos fortes, fracos, oportunidades e ameaças em conjunto (aplicável com pequenas equipes) ou pedir aos participantes que criem e enviem listas individualmente (no caso de equipes maiores).

Inclua tudo que aparece em cada categoria. Não se preocupe com a importância de cada observação nesta fase — a ideia é não perder nada.

Passo 3: Preencha as lacunas

Depois de esgotar as idéias de todos e apresentar quatro grandes listas, é hora de começar a preencher lacunas onde é necessária uma explicação adicional. Esta é uma oportunidade para você e sua equipe fazerem perguntas que determinarão a importância de cada item na lista — como você vai ver a seguir!

Template análie SWOT

Usando uma matriz de análise SWOT

Uma matriz SWOT geralmente é representada como um quadrado dividido em quatro partes. Cada quadrante representa um elemento da análise SWOT (forças, fraquezas, oportunidades, ameaças).

A maneira mais fácil de começar a preencher cada parte do quadro é respondendo a uma série de perguntas. Use a lista abaixo para começar, com foco nas questões mais relevantes para sua empresa e situação atual:

Perguntas a considerar no quadro de Forças:

  • O que sua empresa faz bem?
  • Quais são as habilidades únicas da equipe?
  • Qual conhecimento especializado ou especializado seu time tem?
  • Qual experiência da empresa no mercado (inclusive comparando com a concorrência)?
  • O que o seu negócio faz melhor do que seus concorrentes?
  • Onde sua marca é mais lucrativa (produto, serviço?)?

Perguntas a considerar no quadro de Fraquezas:

  • Em quais áreas é preciso melhorar?
  • Quais recursos estão faltando?
  • Que partes do seu negócio não são muito lucrativas?
  • Onde seu time precisa de mais educação/capacitação e/ou experiência?
  • O que custa muito tempo e/ou dinheiro para ser realizado?

Perguntas a serem consideradas no quadro de Oportunidades:

  • Quais são os objetivos comerciais que você está trabalhando atualmente?
  • Como é possível fazer mais com seus clientes já conquistados?
  • Como você pode usar a tecnologia para melhorar sua empresa?
  • Existem novos públicos-alvo que a marca tem potencial para alcançar?
  • Existem produtos e serviços relacionados que oferecem uma oportunidade para sua empresa?

Perguntas a serem consideradas no quadro de Ameaças:

  • Que obstáculos sua empresa enfrenta atualmente?
  • Quais são os pontos fortes de seus maiores concorrentes?
  • O que seus concorrentes estão fazendo que você não consegue fazer?
  • O que está acontecendo na economia (regional ou nacional, conforme seu mercado de atuação)?
  • O que está acontecendo no segmento em que sua empresa atua?

Usando dados compilados em uma análise SWOT

Uma das partes mais importantes da sua análise SWOT é usar os dados que você compilou para identificar novas estratégias e objetivos para sua empresa. Por exemplo, você pode:

  • Criar um plano para aumentar seus pontos fortes ainda mais;
  • Listar maneiras de trabalhar na construção de suas fraquezas;
  • Definir metas para cada uma das oportunidades que identificou;
  • Elaborar um plano para usar seus pontos fortes para diminuir as ameaças identificadas.

Em seguida, procure maneiras de combinar dados de quadrantes diferentes de maneiras ainda mais:

  • Explore como você pode combinar seus pontos fortes e oportunidades para desenvolver novas estratégias;
  • Tente combinar forças e ameaças para identificar as ameaças que pode eliminar;
  • Veja suas fraquezas e oportunidades para criar uma lista de áreas prontas para melhorar;
  • Faça uma lista de áreas para evitar que caia em debilidades e ameaças.

Depois de entender como compilar seus dados SWOT e encontrar maneiras de usá-lo estrategicamente, a análise SWOT será uma ferramenta que você pode usar uma e outra vez em sua empresa para explorar novas oportunidades e melhorar seu processo de tomada de decisão.

Que tal, você já faz análise SWOT? Gostou dos exemplos e das dicas que citamos neste texto? Deixe seu comentário!

Conteúdo

Ebook
eBook IA Scoreplan

Inteligência Artificial na Gestão: como ser 10x mais produtivo

Baixe agora
Compartilhe esse conhecimento:
PróximoDesmistificando o BSC: o que é, e como aplicar na práticaPróximo

Conteúdos relacionados

Leia mais
Leia mais
Leia mais

Outros Materiais que podem te ajudar

Ebook
eBook IA Scoreplan

Inteligência Artificial na Gestão: como ser 10x mais produtivo

Baixe agora
Ebook
Guia Completo de Gestão

Guia Completo de Gestão

Baixe agora
Planilha
Planilha de DRE Scoreplan

Planilha de DRE até 2028

Baixe agora
A Plataforma Web que todo o gestor precisa!
Agende uma demonstração
Agende uma demonstração
Software Gestão de OKR Scoreplan todos os Segmentos
Scoreplan
Plataforma web que ajuda empresas a atingirem seus objetivos e melhorarem seus resultados através de uma gestão visual e ágil de todo o Planejamento Estratégico e Orçamentário.
Linkedin Youtube Instagram Whatsapp Telegram Spotify
  • Política de Privacidade
  • Política Anticorrupção
  • Termo de ética e conduta
  • Termos Gerais e Condições de Uso
  • Mapa do site

Institucional

  • Contato
  • Contato

Softwares

  • Planejamento Estratégico
  • Planejamento Orçamentário
  • Gestão de Projetos
  • Gestão de Qualidade
  • Gestão de Pessoas
  • Gestão de OKR
  • Gestão de BSC
  • Gestão de Indicadores
  • Gestão de Auditorias
  • Gestão de Riscos
  • Gestão de Ações
  • Gestão de Ocorrências
  • Gestão eletrônica de documentos
  • Planejamento Estratégico
  • Planejamento Orçamentário
  • Gestão de Projetos
  • Gestão de Qualidade
  • Gestão de Pessoas
  • Gestão de OKR
  • Gestão de BSC
  • Gestão de Indicadores
  • Gestão de Auditorias
  • Gestão de Riscos
  • Gestão de Ações
  • Gestão de Ocorrências
  • Gestão eletrônica de documentos

Segmentos

  • Comércio
  • Industria
  • Instituições e Entidades
  • Instituições Financeiras
  • Saúde
  • Serviços
  • Comércio
  • Industria
  • Instituições e Entidades
  • Instituições Financeiras
  • Saúde
  • Serviços
Assine nossa newsletter
Receba nossos conteúdos gratuitamente!
  • Email
  • Rua Jacob Luchesi, 3530,
    Caxias do Sul – RS
    CEP 95032-000
  • (54) 3039-9929
Top 100 instech
Top 100 open
Software Advice
Capterra-selo
Software Advice - Best Recommended

Solicite sua demonstração gratuíta da Scoreplan

Veja na prática como a
Scoreplan pode transformar
a gestão da sua empresa

  • Progresso de projetos e metas em tempo real.
  • Decisões rápidas com dados confiáveis.
  • Estratégia, orçamento e ações no mesmo lugar.
  • Dashboards que a diretoria acessa todo dia.
  • Reuniões mais objetivas e estratégicas.
Black do planejamento 2025
Pague só
em 2026
Saiba mais