Normas ISO: entenda agora mesmo o que é e qual a importância

Buscar formas de maximizar a eficiência e colocar sua empresa em um patamar diferenciado são alguns dos objetivos fundamentais da gestão empresarial. Há diversas formas de conseguir potencializar a performance do seu negócio.

Uma delas é adoção das normas ISO. Tratam-se de diretrizes aplicadas internacionalmente que, quando incorporadas na empresa, são capazes de proporcionar resultados surpreendentes a curto e longo prazo.

Conhece as normas ISO? Sabe qual é sua importância para as organizações e quais são as principais aplicadas no mercado? Conhece a ISO 9001? Continue lendo nosso artigo e vamos mostrar cada um desses pontos a seguir. Boa leitura!

Saiba o que são as normas ISO

As normas ISO (sigla para International Organization for Standardization ou, em português, Organização Internacional para Padronização) são uma série de regras, criadas pela empresa homônima, cujo objetivo é realizar a normatização de condutas e processos em organizações e entidades públicas, nos mais diferentes segmentos no mercado.

No Brasil, ela está relacionada, também, com a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), que normatiza determinadas questões que devem ser seguidas por todas as instituições nacionais.

Veja a importância das normas ISO para as empresas

Como o nome sugere, as normas ISO têm por objetivo a padronização de normas de conduta, implementação de soluções, entre outras questões que elevam o patamar das empresas ao nível internacional.

Cada conjunto de normas é elaborado por um corpo de grandes especialistas na área correlata, por meio de representantes de 91 países, garantindo a aprovação de normas de excelência em todos os campos técnicos.

Além disso, as certificações podem trazer inúmeros benefícios para as organizações, tais como:

  • diferencial competitivo;
  • gestão de riscos;
  • adesão as boas práticas de governança corporativa e seus consequentes resultados, como por exemplo uma melhoria na percepção de marca pelo mercado (clientes e fornecedores) devido a transparência e conduta da empresa em suas relações;
  • padronização internacional;
  • determina uma forma de organização empresarial consistente que melhora o fluxo das atividades internas – aumentando a produtividade, a satisfação das pessoas e, consequentemente, a qualidade de suas entregas;
  • maior satisfação do cliente, entre outros.

Conheça os principais tipos de normas ISO

Veja a seguir quais são as principais normas ISO existentes no mercado e seus respectivos benefícios.

ISO 9000

A ISO 9000 é o conjunto de regras mais conhecido em todo o mundo. É responsável por trazer as normas a serem aplicadas para a implementação de um Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) nas empresas.

Ela traz as principais diretrizes para que seja possível implantar a Qualidade Total nas organizações, reduzindo possíveis problemas nesse quesito. Além de oferecer os meios para monitorar as técnicas de otimização de processos, avaliando se realmente a empresa obtém os resultados desejados com o SGQ.

ISO 14000

A ISO 14000 é responsável pela geração de normas e diretrizes para uma gestão ambiental eficiente. Por meio dela, é possível se adequar às legislações ambientais vigentes, ao nível nacional e internacional. Além de criar um ambiente sustentável, que propicia uma valorização dos produtos ou serviços da organização.

ISO 50001

A ISO 50001 é responsável pela determinação de diretrizes que auxiliam as organizações a conseguirem uma maior eficiência estratégica ao longo do tempo, por meio da implementação de um Sistema de Gestão de Energia.

Entenda o que é a ISO 9001

Uma das principais normas aplicadas em todo mundo é a ISO 9001. Todas as maiores e mais conceituadas empresas do mercado são certificadas para ela, demonstrando sua importância para as mais diferentes áreas. Vamos falar tudo sobre ela a seguir.

Para o que ela serve?

Ela normatiza questões importantes para a implementação de um sistema de gestão de qualidade, bem como indica de que forma uma empresa deverá fazer para ser gerenciada e orientada para a qualidade total, conseguindo identificar e atender às necessidades do cliente.

Quais seus princípios?

A norma ISO 9001 tem por base 7 princípios da Gestão da Qualidade, que norteiam todos os processos da organização. São eles:

  • foco no cliente: o objetivo dos processos internos é promover a satisfação do público, bem como a empresa compreender a importância deles para o sucesso do negócio;
  • liderança: os líderes devem ser capazes de gerenciar mudanças, ações e resultados de forma eficiente, sem perder a motivação dos times;
  • engajamento das pessoas: todas as equipes devem atuar de forma engajada, orientados para conseguir um aumento de produtividade e atuar dentro dos padrões de qualidade propostos pela ISO;
  • abordagem de processos: diz respeito ao ato de estabelecer as diretrizes de como serão realizados os processos internos em sua empresa. Isso é uma forma de orientar seus colaboradores a agirem de acordo com os princípios de qualidade total;
  • tomadas de decisão baseadas em evidências: tenha subsídios de dados, por meio do monitoramento de processos, para que possa ter uma melhor tomada de decisão em sua empresa. Quanto mais informações seus gestores tiverem em mãos, maiores as chances de acertos;
  • melhoria contínua: a empresa deve estar sempre atenta para buscar as melhorias necessárias para o negócio, verificando possíveis gargalos, questões, oportunidades de melhorias, entre outros pontos, por meio de mecanismos como análise de indicadores.
  • gestão de relacionamentos: todos os relacionamentos aos quais sua empresa está sujeita (com os colaboradores, com fornecedores, com os clientes) deve ter uma gestão impecável, visando sempre fornecer uma melhor experiência para seu cliente final.

Quais seus benefícios?

Como falamos ao longo deste conteúdo, as normas ISO têm por objetivo elevar o padrão das organizações, implementando as melhores práticas no ambiente empresarial.

Por ter sido elaborada por grandes especialistas da área de gestão e qualidade em todo o mundo, é uma forma de assegurar que as medidas implementadas serão, de fato, eficientes e conseguirão cumprir os propósitos estabelecidos, desde que aplicados de acordo com as determinações dos documentos.

Como implementá-la?

Para implementar a ISO 9001 em seu negócio, é importante contar com uma empresa especializada, que ofereça tanto o processo de auditoria, normatização interna, bem como a certificação posterior, comprovando a adequação do negócio com as diretrizes da norma.

As normas ISO, quando aplicadas nos contextos organizacionais, podem trazer uma série de benefícios para a empresa, colocando-a em patamares internacionais e garantindo uma gestão orientada para qualidade em seu negócio.

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