Gestão do tempo: 6 dicas para melhorar a sua produtividade

A gestão do tempo é um desafio comum aos gestores, que buscam estratégias para ter produtividade e equilibrar a vida profissional com a pessoal. Com uma rotina repleta de compromissos, a sensação é que o dia não será suficiente para dar conta de todas as tarefas.

Nesse sentido, a administração da rotina e do tempo é substancial para alcançar a produtividade, sem comprometer a qualidade e o desempenho — além de garantir tempo suficiente para questões pessoais, fator indispensável para ter qualidade de vida. Mas afinal, como alcançar esse objetivo e desenvolver uma boa gestão do tempo? Se você deseja melhorar sua rotina para atingir seus objetivos, vamos ajudar!

Continue a leitura deste post e veja 6 dicas para gerenciar seu tempo e garantir maior produtividade!

Importância da gestão do tempo

A gestão do tempo consiste no planejamento e na organização das tarefas diárias para melhor aproveitamento do tempo, resultando em maior produtividade. Trata-se de um conceito extremamente importante para alcançar a excelência profissional em equilíbrio com a vida pessoal.

Sendo assim, a gestão do tempo permite maior controle da rotina e, de forma bem planejada, auxilia a desenvolver atividades no tempo definido. Dessa forma, além de cumprir os prazos, é possível elevar a eficiência e a produtividade e ter maior qualidade de vida e bem-estar.

Influência da gestão do tempo na rotina dos gestores

Os gestores sempre lidam com grande volume de tarefas ao longo da rotina profissional, além dos típicos imprevistos e adversidades e, das tarefas e gestão da própria equipe. Com isso, alinhar a produtividade com a qualidade é um desafio, que deve ser superado com planejamento. Nesse contexto, a gestão do tempo tem influência direta, pois é um conceito que auxilia os gestores a organizar melhor o uso do tempo durante o trabalho. Assim, é possível reduzir esforços e acúmulos de atividades que causam grandes transtornos.

A gestão do tempo impacta em toda a rotina dos gestores e oferece benefícios importantes, como:

  • facilita a execução de tarefas;
  • reduz o estresse;
  • evita retrabalhos;
  • facilita a lidar com imprevistos;
  • maior rendimento;
  • reduz o esforço;
  • melhor desempenho profissional.

Portanto, a gestão do tempo é um recurso essencial para organizar o cronograma de atividades dos gestores, responsável por oferecer uma rotina bem definida e com tempo suficiente para acompanhar a equipe e aproveitar as oportunidades que surgirem.

6 dicas para uma gestão do tempo eficiente

Atingir a produtividade com um bom uso do tempo é uma tarefa que exige planejamento, de acordo com as características da rotina. Assim, é possível tomar decisões corretas e estar sempre com disposição para fazer as atividades diárias sem transtornos.

Veja dicas essenciais para estabelecer uma boa gestão do tempo!

1. Estabeleça uma rotina de trabalho

O primeiro passo para gerenciar bem o seu tempo é definir uma rotina de trabalho, identificando e anotando todos os compromissos da semana. Ao fazer essa tarefa, você terá uma visão geral das suas atividades para definir as prioridades, organizando de acordo com o tempo disponível.

2. Faça o planejamento do dia

Após definir uma rotina clara e objetiva, é interessante programar cada dia da semana, planejando as tarefas para se encaixarem perfeitamente nas horas de trabalho. Para tanto, você deve considerar os horários preestabelecidos, como reuniões, e programar as demais tarefas, de forma a ter mais produtividade.

3. Priorize as tarefas

Muitas atividades desenvolvidas pelos gestores têm maior relevância, por isso, devem ser priorizadas na gestão do tempo. Portanto, defina quais são as suas prioridades e tenha foco nas mais importantes, para conduzir um planejamento eficiente do tempo e poder se dedicar aos compromissos prioritários.

4. Crie uma rotina para terminar o dia

Para evitar o acúmulo de tarefas de um dia para o outro, faça um checklist diário e crie uma rotina para terminar o dia. Embora pareça simples, essa etapa é crucial para o sucesso da gestão do tempo e possibilita ter um controle maior sobre a rotina de trabalho.

Por isso, sempre que encerrar o dia, reserve um tempo para avaliar os seguintes fatores:

  • se todos as tarefas foram cumpridas;
  • se há alguma pendência;
  • se todas as solicitações e e-mails foram respondidos;
  • se as prioridades foram concluídas.

5. Estabeleça limites

Mesmo em meio a diversos compromissos, é preciso estabelecer limites para iniciar e terminar uma rotina profissional. Saber os limites é essencial para evitar a sobrecarga e comprometer toda a sua gestão do tempo, além de causar prejuízos para a qualidade de vida.

6. Use a tecnologia a seu favor

A tecnologia é uma grande aliada para os gestores em todos os sentidos, pois auxilia a conduzir um trabalho inteligente, que otimiza o tempo e e a sobrecarga de atividades manuais e operacionais. Sendo assim, é imprescindível contar com um bom software de gestão de equipes e atividades.

Scoreplan: ideal para auxiliar na gestão do tempo

Ter um software inteligente e com funcionalidades que favorecem a gestão do tempo é imprescindível para todo gestor ter sucesso nas atribuições. Além de gerenciar tudo de forma centralizada, é possível automatizar tarefas que antes exigiam muito esforço e tempo.

Nesse sentido, o Scoreplan é a melhor alternativa, pois oferece um software completo para impulsionar a gestão da sua empresa. O software Scoreplan é a melhor alternativa para desenvolver o planejamento estratégico e gerenciar indicadores de forma simples e prática.

Além disso, você terá as seguintes funcionalidades:

  • criação e delegação de tarefas e, gestão por painéis e alertas automáticos;
  • criação e análise de indicadores e, gestão por painéis e alertas automáticos;;
  • definição de objetivos e vinculação dos resultados, estabelecendo relações de causa e efeito;
  • monitoramento de planos de ação;
  • gestão de projetos;
  • monitoramento de riscos;
  • planejamento financeiro.
  • e muito mais!

Em resumo, são todas as funções que você precisa para desenvolver um bom planejamento e gestão do tempo, aproveitando melhor as oportunidades. Por isso, é um software multifunções essencial para aprimorar a sua atuação, para ter tempo e uma rotina mais leve.

Como você percebeu neste artigo, a gestão do tempo é indispensável para todos os gestores, pois auxilia a planejar a rotina de forma eficiente. Portanto, não deixe de seguir as dicas e garantir melhor desempenho profissional, qualidade de vida e bem-estar.

Gostou do post? Compartilhe com a sua rede!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.