Business Intelligence: entenda o que é e como usá-lo na sua empresa
Business Intelligence é um conjunto de processos, ações e até ferramentas que transformam dados em informações para tomada de decisão. Apesar de ter sido amplamente utilizado por grandes empresas, nos últimos anos com a acessibilização da tecnologia as pequenas e médias empresas também tem se beneficiado do BI; principalmente aquelas que já nasceram dentro do contexto de cultura data driven (orientada a dados), ou mesmo aquelas antenadas com as mudanças do mundo que não querem, de jeito nenhum, perder seu espaço.
Traduzindo essas palavras em inglês — que também são representadas pela sigla BI — temos o termo “inteligência empresarial”. Neste artigo, mostraremos um pouco mais sobre o Business Intelligence, bem como as formas de aplicar em seu negócio e, ainda, os resultados que podem ser esperados com ele. Acompanhe!
Como o Business Intelligence funciona?
Basicamente, Business Intelligence visa à adoção de um conjunto de práticas que auxiliam na tomada de decisão por parte dos gestores. Ela evita que deliberações sejam executadas sem base de dados precisos e exatos.
No entanto, para chegar até esse ponto é necessária a coleta de dados, tratamento e emissão de relatórios contendo informações precisas para serem repassados à gestão da empresa. Nesse contexto, podemos afirmar que BI está diretamente ligado à criação de um Big Data para a organização. Par você entender melhor, o Big Data nada mais é do que um imenso volume de dados, estruturados ou não, que são gerados no cotidiano de uma empresa, a cada dia de trabalho.
Utilizando a tecnologia, os responsáveis pela Inteligência Empresarial do negócio extraem todas as informações necessárias para que as decisões sejam tomadas de forma assertiva.
O BI é desenvolvido com base em três etapas essenciais. A primeira delas será a coleta de dados, podendo-se utilizar o Big Data e outros dados gerados e armazenados diariamente durante a operação da empresa; dados dos sistemas e planilhas de gestão da empresa, por exemplo.
Em seguida, é necessária a organização e análise de todos esses dados esparsos, transformando-os em informações precisas e detalhadas sobre o ponto que se pretende discutir. Para isso, torna-se imprescindível a utilização de sistemas de gestão e outras tecnologias. Por fim, com base em todas as informações coletadas nas etapas anteriores, serão monitorados os resultados obtidos para verificar se as ações estão sendo bem-sucedidas.
Como o BI pode ser aplicado na sua empresa?
Agora que você entendeu o que é e como funciona o Business Intelligence, vamos explicar qual é sua aplicação dentro de um empreendimento. Mesmo os negócios pequenos podem ser beneficiados com a utilização da Inteligência Empresarial. Além da tomada de decisões, outros processos também podem ser beneficiados com a aplicação do BI. Veja quais são eles nos próximos tópicos.
Análise de mercado
Utilizando o BI para análise de mercado você pode, por exemplo, coletar e interpretar dados de consumo do seu segmento e, com base nisso, tomar decisões que podem levá-lo a criar ou melhorar, produtos, serviços e processos, de modo fidelizar clientes fomentando a recompra, entregar um padrão de qualidade superior ao do concorrente, ou, ainda, agregar produtos e serviços complementares para entregar uma solução mais completa. Enfim, se aplicado para a análise de mercado, o BI pode potencializar a sua capacidade de conquistar, atender e reter clientes, além de melhorar sua margem de lucro.
Em outras palavras, com o BI você pode coletar dados precisos do seu mercado, entendê-lo melhor, e adotar medidas para adequar seus produtos e serviços às exigências atuais do seu público.
Estratégias de marketing
Seguindo a mesma linha de raciocínio do tópico anterior, o Business Intelligence também fornece informações e dados precisos que podem ser utilizados em campanhas de Marketing e Publicidade.
Muitas empresas acabam não realizando estratégias de Marketing, por não conseguirem enxergar resultados tangíveis quando são aplicadas algumas ações de publicidade. Entretanto, a única razão para seus esforços não darem certo é o simples fato de estarem alcançando pessoas que não são potenciais compradoras.
Com o BI, você terá mais facilidade para identificar quem é seu público-alvo e centralizar todos os seus esforços de marketing para alcançar essas pessoas. Como ele utiliza dados de Big Data, você pode coletar informações contidas nesse grande arquivo e analisar dores, medos, hábitos e demais características do seu cliente ideal.
Com base nisso, você terá em mãos toda informação necessária para atingir em cheio o seu público alvo, enviando sempre a mensagem correta, nos meios de comunicação ideais e na frequência adequada.
Otimização de processos
Por fim, o Business Intelligence também contribuirá para a otimização de processos dentro da sua empresa. Você utilizará essa ferramenta para analisar o desempenho de cada um dos departamentos, bem como dos empregados que neles atuam.
Dessa forma, identificará possíveis pontos falhos que possam estar prejudicando o perfeito andamento da empresa e, com base nas informações geradas, criará novos procedimentos eliminando possíveis erros ou gargalos que estejam minando a produtividade dos colaboradores.
Quais os benefícios que podem ser alcançados?
Ao aplicar BI em sua empresa, você conquistará uma série de benefícios, muitos dos quais já foram mencionados nos tópicos anteriores. A principal vantagem de ter essa ferramenta bem desenvolvida em sua empresa está relacionada à sua própria gestão.
O Business Intelligence proporcionará um altíssimo grau de gerenciamento, possibilitando que essa tarefa seja realizada de forma mais simples e, principalmente, assertiva, evitando que as decisões sejam tomadas com base em informações imprecisas e, em muitos casos, incorretas, a ponto de prejudicar seriamente a operação do negócio.
Consequentemente, com um altíssimo nível de gestão que será obtido, a empresa funcionará de forma otimizada e o impacto positivo na lucratividade será percebido em poucos meses.
Além disso, o gestor da empresa poderá ter mais tranquilidade quanto à segurança dos dados, bem como terá mais tempo livre para dedicar-se ao desenvolvimento de novas estratégias produtos e metodologias de trabalho que também contribuirão para o aumento na lucratividade da empresa.
Como você pode perceber, o Business Intelligence é um processo abrangente que, basicamente, proporcionará resultados tangíveis para a empresa em todas as suas operações, sendo assim, podemos defini-lo como uma estratégia crucial para o crescimento de um negócio.
Gostou destas dicas? Quer ficar por dentro de todas as novidades que postarmos em nosso site a partir de hoje? Então, siga nossos perfis nas redes sociais. Linkedin | Facebook