Quer saber como criar indicadores de qualidade? Veja aqui

Monitorar o desempenho das atividades da empresa é imprescindível para alcançar os resultados almejados e manter os padrões pretendidos. Para tanto, é essencial que todo gestor saiba, não só como criar indicadores de qualidade mas também como analisá-los e interpretá-los de forma inteligente para que a tomada de decisão seja efetiva.

Mas, afinal, como criar indicadores de qualidade? Se você também tem essa dúvida, continue a leitura deste post!

O que são indicadores de qualidade?

Em um mercado cada vez mais exigente, os indicadores de qualidade são indispensáveis e consistem em ferramentas para monitorar e mensurar a eficiência de determinados processos, produtos e serviços desenvolvidos por uma empresa, apresentando dados reais sobre o desempenho.

Os indicadores de qualidade podem ser classificados em tipos diferentes, como:

  • indicadores de eficiência produtiva;
  • indicadores de eficácia;
  • indicadores de produtividade;
  • indicadores de atendimento;
  • indicadores de efetividade.

Qual a importância desses indicadores?

Para atender às expectativas dos clientes e alcançar os objetivos da empresa, é preciso ter foco em melhorar continuamente processos e entregas.

Os resultados destes indicadores ajudam a embasar ações corretivas e a promover a melhoria contínua da qualidade na empresa.

Nesse sentido, os indicadores são importantíssimos, pois direcionam sobre o patamar em que a empresa se encontra e as ações que precisam ser tomadas para mudar os rumos, se necessário.

Como criar indicadores de qualidade?

O desenvolvimento de indicadores deve ser realizado de maneira técnica e bem planejada, considerando as particularidades e objetivos da empresa. Sendo assim, além da capacitação da equipe, é importante observar alguns fatores para ter dados reais para embasar as decisões.

A seguir, entenda como criar indicadores de qualidade para sua empresa!

Defina objetivos estratégicos

O passo inicial para ter indicadores que sejam realmente úteis para a empresa é definir os objetivos estratégicos. Esses objetivos ajudam a identificar os pontos prioritários que serão acompanhados pelos indicadores, direcionando a obtenção de dados.

Ou seja, é preciso saber onde a empresa quer chegar, os objetivos que quer atingir e os resultados que deseja ter, para que só então seja possível entender o que precisa ser feito e o que precisa ser melhorado.

Defina quais indicadores analisar

Sabendo os resultados desejados, é preciso definir quais serão os indicadores analisados. Ou seja, de que forma conseguiremos identificar se os objetivos que definimos estão sendo atingidos?

Escolha o método de coleta de dados

Com objetivos e indicadores definidos, é preciso reunir a equipe e definir as métricas, dados que serão coletados, o métodos e as fontes de coleta.

O objetivo aqui é responder as seguintes perguntas:

  • Como iremos calcular?
  • Que dados são necessários para estes cálculos?
  • De onde estes dados serão coletados?
  • Como será feita a coleta?

É essencial padronizar as tarefas e definir responsáveis. Além disso, é imprescindível garantir a confiabilidade destes dados, pois do contrário as informações apresentadas não irão orientar uma boa tomada de decisão.

Estabeleça metas para cada indicador

Ter bons indicadores e acompanhá-los pontualmente não é o suficiente para alcançar a melhoria contínua. É indispensável estabelecer metas para cada indicador e procurar estratégias para melhorar seus valores e, assim, impulsionar os resultados.

Uma boa dica aqui, é utilizar a metodologia SMART.

Como os indicadores afetam a tomada de decisões?

Para evitar erros e promover a eficiência, a tomada de decisão em uma empresa deve ser orientada por dados, evitando qualquer tipo de suposição — principalmente em relação a fatores que envolvem a qualidade, pois eles têm relação direta com a satisfação dos clientes.

Diante disso, os indicadores de qualidade são considerados uma das principais fontes de informação valiosa, pois demonstram com clareza o desempenho de uma empresa de forma abrangente mas também específica.

Como você pode notar, olhar para os indicadores de qualidade é muito importante para a empresa, independentemente do segmento. Portanto, não deixe de investir em metodologias para conhecer os resultados que o seu negócio está produzindo e orientar as decisões para potencializar as oportunidade de crescimento.

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