O que é gestão 4.0 e como levar a empresa para o futuro?

A gestão 4.0 é um dos desdobramentos da chamada indústria 4.0. Sua principal característica é o uso massivo de dados, robótica e outras tecnologias digitais para otimizar processos e melhorar produtos e serviços.

Números não faltam para atestar que esse novo modelo de organização da produção é de fato um avanço e, quem não acompanhá-lo, vai “comer poeira”. Afinal, segundo uma pesquisa da Symantec, a adoção dos seus princípios tem levado empresas a reduzir seus custos com estoque em cerca de 2,6%.

A produtividade na indústria 4.0 vai bem, obrigado, já que ela gera um aumento esperado de 30% nesse indicador de performance fundamental, de acordo com um estudo da Accenture. São estatísticas que justificam, mas ainda não explicam, porque você deve pensar desde já em adotar os preceitos 4.0.

Por isso, fique por aqui e entenda que razões sua empresa tem para colocá-los na ordem do dia em suas rotinas!

O que é gestão 4.0 e qual a sua importância?

Novas tecnologias provocam mudanças em escala global desde sempre. Essa história começa na invenção da roda, passando pelo domínio da agricultura até chegar a 1760, quando começou na Inglaterra a Primeira Revolução Industrial.

Desse momento em diante, a indústria não parou de evoluir e, hoje, ela se encontra no seu quarto e último estágio de desenvolvimento. Nele, a digitalização ganha força, as máquinas passam a ser operadas a partir de softwares — algumas até como videogames — e a experiência do consumidor passa a ser o foco.

Nesse cenário, a indústria naturalmente precisa de novos modelos de gestão. Portanto, para uma indústria 4.0, a gestão também precisa de uma “potência” equivalente para que possa dar respostas adequadas aos novos desafios que ela traz.

Como levar a empresa para o futuro por esse modelo?

No livro Management 4.0: Cases and Methods for the 4th Industrial Revolution, os autores James Reagan e Madhusudan Singh abordam o que eles chamam de “revolução do consumidor”. A base desse movimento é o uso de conceitos como o de Internet das Coisas (IoT) que, por sua vez, faz com que a tecnologia se faça presente não só no espaço de trabalho, como nas relações de consumo.

Sendo assim, para que uma empresa seja capaz de acompanhar a marcha evolutiva da indústria 4.0, ela terá necessariamente que se digitalizar. Essa é uma premissa básica da gestão 4.0, sem a qual nenhuma organização poderá pensar em um futuro.

Quais são os seus pilares?

Por trás de toda tecnologia deve existir um background, um pano de fundo que justifique o seu uso. Isso significa que não basta apenas adotar a gestão 4.0 nas aparências. Mais do que isso, é necessário que a empresa de fato se aproprie dos seus conceitos para que sua aplicação tenha efeitos reais.

Para tanto, é consenso entre os especialistas no assunto que é preciso sedimentar a mudança em cima de 5 pilares. Eles servirão de suporte para que as novas tecnologias encontrem na empresa o terreno ideal para florescer e, assim, gerar os resultados esperados.

Dessa maneira, é muito importante que a cultura organizacional seja receptiva à inovação, ao compartilhamento de ideias e que valorize as pessoas. Afinal, como veremos a seguir, elas compõem o alicerce no qual os negócios passam a ser focados no cliente. Acompanhe.

Automação de processos

Por ser fortemente influenciada pela evolução da tecnologia, a indústria 4.0 levou a um dos maiores saltos em nível de automação de todos os tempos. Hoje, as máquinas podem realizar desde as tarefas mais simples até complexas análises de dados para apoiar processos decisórios.

Então, a empresa que quiser de fato se inserir na nova onda, terá que adotar em algum grau a automação em seus processos. Por outro lado, isso não é exclusividade das empresas industriais, já que, no setor de serviços, é possível automatizar a gestão no nível de processos. Exemplos disso estão no controle de fluxo de caixa e emissão de notas fiscais, entre outros.

Relacionamento com o cliente

Na gestão 4.0, o relacionamento com o cliente é o ponto para o qual convergem todos os esforços. Do marketing à qualidade dos produtos e serviços, é pensando na satisfação do consumidor, hoje omnichannel, que a indústria 4.0 trabalha.

Desse modo, é fundamental que a empresa esteja preparada para integrar seus canais de comunicação e de vendas, como veremos no tópico seguinte.

Canais de comunicação integrados

O consumidor omnichannel é, além de muito exigente, bastante ágil na hora de tomar decisões. Isso porque ele usa com maestria a internet para buscar pelos melhores preços e, acima de tudo, pelas melhores experiências.

Logo, uma das bases para a implementação do modelo de gestão 4.0 é intensificar a integração entre os canais de vendas e de comunicação. Para isso, deve-se levar sempre em conta o comportamento do omnishopper, cada vez mais click-and-collect (compra online para retirar em um ponto de venda físico).

Análise de dados

Não é por acaso que os dados são, hoje, apontados como o “novo petróleo”. Na indústria 4.0, eles são um dos pilares de sustentação da produção, hoje orientada para demandas cada vez mais específicas. Portanto, é mandatório que os profissionais que vierem a trabalhar conforme os princípios 4.0 de gestão sejam capazes de coletar e tratar dados para gerar insights.

Evidentemente, isso não pode ser feito sem o apoio de sistemas de gestão desenvolvidos para estruturar dados.

Processos virtuais

Sendo toda ela orientada por conceitos como IoT e pela transformação digital, a indústria 4.0 também adota em seus processos meios e ferramentas virtuais. Um exemplo disso é o que fazem as empresas que, antes de se lançar no mercado, fazem testes com o chamado Mínimo Produto Viável (MVP), uma espécie de versão “enxuta” do produto final.

Para concluir, a gestão 4.0 está hoje presente não só nas grandes empresas, como nas PMEs e, principalmente, nas diversas startups que surgem diariamente. Sendo assim, quanto mais avançada sua empresa estiver em relação à adoção desse modelo, mais competitiva ela será.

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