Planejamento estratégico 2023: você já parou para fazer o seu?
O planejamento estratégico 2023 está em pauta na sua empresa ou para você esse é um assunto que pode ser deixado para depois?
Se você acha que pode adiar essa parte fundamental na condução do negócio, então sinto informar que é hora de ligar o sinal de alerta. Como veremos, grandes entidades e empresas já estão de olho no próximo ano, algumas com planejamentos feitos bem antes de 2022.
Embora o próximo ano esteja perto de chegar, ainda dá tempo de se preparar para o que vem por aí. Comece lendo este conteúdo para montar um planejamento campeão.
Já é hora de pensar no planejamento estratégico 2023?
Sim, até porque o ano de 2022 traz dois grandes eventos de grande impacto sócio-econômico: as eleições e a Copa do Mundo. O primeiro deverá influenciar profundamente em todos os acontecimentos futuros no Brasil, não só em 2023, como pelos próximos 4 anos, no mínimo.
Já a Copa gera impactos mais curtos, mas que ainda, sim, devem ser considerados. O primeiro deles é nas compras de fim de ano, já que em 2022, excepcionalmente o evento será em novembro, mês tradicionalmente aquecido para o varejo por causa do Natal.
Quem é afetado diretamente por esse período sabe que uma de suas consequências é a redução no consumo no início de janeiro. Com a Copa, espera-se que essa redução seja ainda mais acentuada, possivelmente se prolongando por todo o primeiro trimestre de 2023.
Por que o planejamento estratégico é importante?
Aqui na Scoreplan a gente tem um mantra “planejar é a melhor forma para ir de um ponto A a B sem tropeçar”. Você pode até dizer que tropeços fazem parte do processo, mas não quando estamos em um cenário hostil e altamente competitivo.
No contexto empresarial e corporativo, nunca temos “treino”. O jogo é sempre para valer. Não é à toa que as empresas bem sucedidas têm em comum um planejamento minucioso de todas as suas atividades.
O Spotify, por exemplo, só chegou onde chegou depois de anos de testes, planejamento, correções e lançamentos de MVPs.
A não ser que você esteja satisfeito em ver seu negócio ser mais um no mercado, então o melhor a fazer para mantê-lo na rota do crescimento é planejar seus próximos passos.
Quem elabora o planejamento estratégico?
Já falamos aqui no blog em um artigo sobre planejamento que a sua elaboração cabe aos líderes e gestores da empresa, podendo ainda ser montado por especialistas. Nada mudou desde então.
Outra coisa que continua a mesma, e que também enfatizamos neste conteúdo, é que o planejamento deve ser feito com antecedência. Se a empresa é nova, ela deve contar com um plano antes de abrir as portas. E se já está no mercado, o ideal é contar com um planejamento estratégico antes do próximo exercício começar.
E o planejamento estratégico da inovação, é necessário?
O Spotify serve também como exemplo de como planejar um negócio já pensando na inovação. Afinal, a proposta dos fundadores Daniel Ek e Martin Lorentzon era desde o início revolucionar a indústria fonográfica, o que aconteceu de fato.
Detalhe: o streaming de músicas já existia antes do Spotify, mas a concepção do negócio foi tão bem feita e planejada que ele viria a se tornar quase um sinônimo para esse tipo de serviço.
O caso Spotify deixa uma importante lição: por mais que o fator surpresa seja fundamental ao inovar, é preciso separar bem as coisas, já que isso não exclui a necessidade de um planejamento aprofundado.
Quais os tipos de planejamento?
Uma coisa é planejar o que vamos fazer amanhã, outra é nos planejar para exercer a profissão que escolhemos para o resto da vida. Por analogia, o planejamento estratégico segue o mesmo raciocínio. Para que traga resultados, ele precisa considerar os objetivos de curto, médio e longo prazo.
Isso faz com que seja necessário fatiá-lo em três partes, de modo que nenhuma área do negócio fique descoberta. Veja na sequência quais são.
Estratégico
Não precisamos de muitos recursos ou fazer planos altamente sofisticados quando precisamos, por exemplo, preparar um café. Mas, se estivermos falando de fazer uma faculdade ou uma pós-graduação, aí certamente teremos que envolver uma quantidade maior de recursos e pessoas.
A parte estratégica do planejamento cuida justamente desses objetivos que, por serem mais arrojados, demandam atenção a um conjunto maior de fatores. Por isso, o planejamento estratégico serve para traçar diretrizes, metas e para antecipar os meios indispensáveis para alcançá-las.
Tático
Até mesmo as empresas individuais têm algum tipo de subdivisão em suas atividades. Digamos, por exemplo, que um MEI que trabalha como gráfico tenha entre seus clientes empresas dos ramos alimentício, de crédito e de eventos.
Para cada um desses segmentos, ele deverá se planejar para suprir as respectivas demandas, considerando as particularidades de cada um. Essa é a proposta do planejamento tático, no qual uma empresa detalha o planejamento estratégico por setor, de modo que seus objetivos convirjam com os da empresa.
Operacional
Sempre por último, mas não menos importante, está o planejamento operacional. É nessa parte que precisamos falar mais abertamente dos meios e recursos de que vamos precisar para conduzir as atividades diárias definidas a partir do planejamento tático.
Uma empresa do ramo de logística certamente vai precisar planejar a quantidade diária de combustíveis que deverá consumir por dia em suas rotinas. Da mesma forma, uma loja de sorvete precisará definir diariamente a quantidade de produto que deverá manter em estoque para atender a todos que chegam querendo se refrescar.
Que ferramentas podem ser usadas?
Planejar é fazer as perguntas certas para obter as respostas esperadas. Nesse sentido, você precisará contar com certas ferramentas testadas e aprovadas em empresas de todos os tipos para dar conta dos seus planejamentos.
Todas elas você pode conhecer melhor aqui no blog da Scoreplan, por isso, recomendamos fortemente que você não deixe de acessar os links em cada um dos tópicos abaixo para saber ainda mais. Confira.
Matriz SWOT
A Matriz SWOT é considerada uma ferramenta básica para a formação de um negócio, já que é por ela que uma empresa antecipa as:
- Forças (strengths): seus pontos fortes em relação aos concorrentes
- Fraquezas (weaknesses): o que ela precisa melhorar
- Oportunidades (opportunities): as oportunidades que o mercado apresenta
- Ameaças (threats): os riscos que a empresa deverá enfrentar
5W2H
Um dos desdobramentos de um planejamento estratégico, seja em 2023 como em qualquer outro ano, é o plano de ação. É nele que tudo que foi colocado no papel nas três vertentes do planejamento passa à realidade.
Uma ferramenta usada com sucesso para isso é a análise 5W2H, que consiste em referenciar um plano de ação a partir de 7 perguntas:
- What (o que será feito?)
- Why (por que será feito?)
- Where (onde será feito?)
- When (quando será feito?)
- Who (por quem será feito?)
- How (como será feito?)
- How much (quanto vai custar?)
Análise PESTEL
Já a análise PESTEL (ou PEST) funciona como uma extensão da Matriz SWOT, já que serve como um “raio-x” da conjuntura externa a uma empresa, ao analisar seis fatores:
- Políticos (lembra do que falamos sobre as eleições?)
- Econômicos (olha a Copa do Mundo aí)
- Sociais (o comportamento do consumidor, por exemplo)
- Tecnológicos (uma nova tecnologia que pode impactar negativa ou positivamente)
- Ambientais (de “enviroment”, diz respeito aos fatores relacionados ao meio ambiente)
- Legais (trata das leis e normas a que uma empresa está sujeita)
OKR
Objective Key Results é uma ferramenta muito simples, mas bastante eficaz, para traçar objetivos e pautar o planejamento. Tudo que ela se propõe a fazer é orientar o processo decisório a partir de duas questões:
- objetivos (O): declaração concisa de onde a empresa quer chegar;
- resultados-chave (KR): metas com impacto direto no atingimento do objetivo.
Exemplos de planejamento estratégico 2023
Nada melhor do que ver na prática o resultado do esforço na elaboração de um planejamento estratégico para 2023. Veja a seguir alguns destaques nesse sentido e inspire-se para montar o seu próprio planejamento.
Sebrae
O planejamento estratégico do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas é uma referência para todos. Em 2023, o foco será o estímulo à ocupação pelo empreendedorismo, como exposto no seu planejamento.
JCI
Mesmo sendo uma ONG, a JCI não descuida do seu planejamento estratégico. Para os anos de 2019 a 2023, a entidade definiu as seguintes metas:
- Impactar
- Motivar
- Investir
- Colaborar
- Conectar
INCA
Já o Instituto Nacional do Câncer (INCA) deixa claro em seu planejamento que a meta para 2023 é a “integração física e funcional das diferentes áreas do Instituto, buscando a melhoria dos processos de trabalho”.
A Scoreplan é sua aliada para montar um planejamento vencedor
Para quem ainda não se antecipou, resta pouco tempo para traçar o planejamento estratégico 2023. Sendo assim, a tecnologia é ainda mais importante para ajudar a definir metas, KPIs e OKRs compatíveis com o seu negócio.
Todas essas ferramentas e muito mais você encontra na plataforma Scoreplan, uma solução completa para você dirigir sua empresa sem perder o foco. Nela você tem respostas para gerir projetos, realizar auditorias, planejar seu orçamento, montar um plano de ação e muito mais.