Como escolher um software para a Gestão de Desempenho de Pessoas
Você sabia que colaboradores satisfeitos e felizes produzem 12% mais e podem ser até 3x mais criativos? Nós sabemos e valorizamos isso, porque conhecemos os resultados da cultura de desempenho com o CFR (Conversas, Feedbacks e Reconhecimento).
A estratégia é inovadora, mas também humana. Por isso, é ideal para engajar os talentos da organização e aproximar a liderança da sua equipe, além de potencializar a cultura da empresa. Mas, eis a maior dúvida quando falamos sobre CFR (conversas, feedbacks e reconhecimento): como escolher um software para a Gestão de Desempenho?
Neste texto, você vai entender de que forma a tecnologia vai ajudar as pessoas da sua empresa, além de reconhecer características de uma boa plataforma. Continue a leitura e confira os principais critérios para encontrar um sistema que impulsione sua gestão e sua equipe.
CFR: cuidar das pessoas e aumentar os resultados
Por isso, essa é a premissa do CFR: cuidar das pessoas para aumentar os resultados. Por meio de conversas transparentes, feedback contínuo e reconhecimento, é possível criar um espaço motivador e dinâmico para desenvolver sua equipe conforme o propósito corporativo.
Afinal, contar com pessoas felizes pode ser a ação mais estratégica de uma empresa! Isso só é possível quando dedicamos atenção, escuta e destaque para a experiência do colaborador, entendendo que ele precisa de estímulos genuínos.
Quando colocamos o CFR em prática, formamos um time engajado e alinhado aos propósitos da organização. Mas as vantagens vão além da produtividade, porque uma equipe que trabalha com motivação vai transparecer isso, inclusive para os clientes!
As empresas que já utilizam a estratégia CFR contam com equipes de alto desempenho, ótimo índice de satisfação dos clientes e resultados reconhecidos pelo mercado. Por isso, acreditamos que investir nas pessoas e alinhar seus objetivos aos da empresa é a melhor alternativa para as lideranças que desejam crescer!
Como a tecnologia pode ajudar o CFR
Atualmente, existem muitas formas de simplificar a rotina da gestão, que já é complexa por si só. O maior destaque, vai para a atuação da tecnologia como aliada das lideranças, facilitando o diálogo, a avaliação de desempenho e o reconhecimento dos colaboradores.
Nesse contexto, a plataforma Scoreplan surge como uma ferramenta poderosa para implementar o CFR na empresa e realizar a gestão eficaz da metodologia. Confira, agora, alguns exemplos de como a tecnologia pode ajudar o CFR!
Acompanhamento e registro de conversas
Um dos pilares do CFR, as conversas entre líderes e colaboradores só vão gerar resultados se forem bem executadas. Por isso, com o apoio da tecnologia, você pode manter a frequência certa de diálogo, ter acesso ao histórico e lembrar de detalhes importantes já discutidos. Além disso, também é possível acompanhar a evolução de determinados assuntos, promover a transparência e a acessibilidade, entre outras vantagens.
Feedbacks estruturados
No CFR, o feedback contínuo é essencial para garantir o desenvolvimento dos colaboradores. A grande vantagem de contar com a inteligência dos softwares nessa etapa, está na possibilidade de fornecer feedbacks estruturados e direcionados. Isso facilita a comunicação, além de destacar os pontos fortes e identificar as áreas de melhoria de cada integrante do time. A plataforma Scoreplan, por exemplo, oferece modelos e orientações para elaborar feedbacks construtivos, ajudando a liderança a criar uma cultura de retornos significativos.
Reconhecimento e recompensas
Sabemos como é essencial destacar os esforços da nossa equipe. No CFR, esse pilar é decisivo para engajar os profissionais e direcionar seu foco para os objetivos da empresa. Aqui, um dos papéis da tecnologia é disponibilizar recursos atrativos para promover o reconhecimento entre todos os integrantes da organização. Além disso, plataformas como a Scoreplan permitem a criação de programas de recompensas, em que os gestores podem destacar e premiar o desempenho dos liderados. Dessa forma, é possível criar uma cultura forte e positiva de reconhecimento.
Análises do CFR
É indispensável observar os resultados da estratégia e entender o que pode ser melhorado, certo? Nesse ponto, a tecnologia oferece diferentes recursos, como análises, indicadores, insights e relatórios. Tudo isso funciona como uma espécie de termômetro, permitindo que as organizações avaliem a eficácia do CFR na empresa. A Scoreplan, por exemplo, traz dicas valiosas sobre o engajamento dos colaboradores, identificando oportunidades de melhoria e áreas de destaque.
Como escolher o melhor software para CFR
Bem, agora que falamos sobre o auxílio da tecnologia nas responsabilidades da gestão, que tal conhecer as características de uma boa plataforma? Primeiro, se você quer entender como escolher o melhor software para CFR, é preciso estar atento a alguns pontos que tornam o sistema completo.
Não adianta escolher uma alternativa que não atenda todas as suas expectativas! Por isso, é indispensável buscar softwares que reúnam: Avaliação de Desempenho, Feedbacks, Mural de Elogios, Plano de Desenvolvimento Individual (PDI), Reuniões 1-1 e Termômetro Emocional.
Então, o que você precisa saber para escolher?
A Avaliação de Desempenho deve permitir que você visualize a performance dos colaboradores e também dos diferentes setores da empresa. Além disso, boas plataformas simplificam a análise das habilidades técnicas e comportamentais. São esses detalhes que auxiliam na criação de planos estratégicos personalizados, conforme as necessidades de cada profissional.
Já a cultura de feedbacks promovida pelo software, tem o papel de facilitar o entendimento dos times sobre suas qualidades e áreas de melhoria. Essa funcionalidade ganha ainda mais significado quando está aliada ao Mural de Elogios, uma estratégia que estimula o reconhecimento diário e a valorização entre todos.
Para manter os profissionais ainda mais engajados, motivados e felizes, o Plano de Desenvolvimento Individual (PDI) entra em ação! Por meio de um bom software, é possível auxiliar o colaborador no alcance de suas metas, tanto em relação à carreira quanto à vida pessoal.
Tudo isso promove o desenvolvimento contínuo dos profissionais, que pode ser celebrado pelos líderes nas reuniões 1-1. Esses encontros, estimulados pelo software, promovem a aproximação da gestão e do colaborador, em um momento de troca só para os dois.
Por fim, o Termômetro Emocional é uma ferramenta inovadora, que vai transformar a sua gestão! Ela é capaz de medir o bem-estar e a saúde mental dos colaboradores, identificando gatilhos de estresse para que a empresa possa adotar ações preventivas.
Um software que reúna todas as funcionalidades citadas pode trazer inúmeros benefícios para a organização. Retenção de talentos, alinhamento de expectativas, desenvolvimento profissional, atingimento de metas, redução de custos e aumento da produtividade são apenas algumas vantagens.
Leia mais:
| O que é CFR – Conversas, retornos e reconhecimento: seu guia de Gestão de Desempenho
| Como implementar CFR e OKR: estratégias eficazes para engajar sua equipe
Scoreplan: um software completo para gerenciar o CFR
Todas as funcionalidades inovadoras que citamos fazem parte do escopo Scoreplan, um software completo para gerenciar o CFR. A plataforma digital foi desenvolvida com o propósito de transformar a gestão de pessoas das empresas por meio da estratégia de conversas, feedbacks e reconhecimento.
Com interface amigável, o sistema reúne recursos avançados e oferece uma solução intuitiva para implementar e acompanhar o desenvolvimento da metodologia. Além disso, é altamente personalizável, permitindo que as organizações adaptem o CFR às suas necessidades específicas.
Ao contar com a Scoreplan, as empresas podem fortalecer o vínculo com sua equipe e aprimorar as práticas da Gestão de Pessoas. Além de promover um ambiente de trabalho saudável, com engajamento genuíno e resultados surpreendentes. Se quiser entender como tudo isso pode contribuir com o sucesso do seu negócio, clique aqui e aguarde o contato de nossa equipe!