• login
Scoreplan
  • Softwares
    • Planejamento Estratégico
    • Qualidade
    • Projetos
    • Gestão de Pessoas
    • Planejamento Orçamentário
    • Gestão eletrônica de documentos
    • OKR
    • BSC
    • Ações
    • Indicadores
    • Ocorrências
    • Auditorias
    • Riscos
    • Inteligência Artificial da Scoreplan
  • Segmentos
    • Comércio
    • Indústria
    • Instituições e Entidades
    • Instituições Financeiras
    • Saúde
    • Serviços
  • A Scoreplan
    • Quem somos
    • A Plataforma
    • Serviços
    • Trabalhe Conosco
  • Cases
  • Parceiros
  • Conteúdos
    Blog
    Tudo sobre gestão, planejamento estratégico e muito mais
    Materiais Gratuitos
    Ebooks, Guias e mais.

    Scoreplan Academy

    • Certificações
    • Cursos Livres
    • Treinamentos
  • Planos
  • Contato
Peça uma demonstração
Peça uma demonstração
Home
/
Blog
/
Gestão de Indicadores | KPIs
Foto de Micael Baldo
Micael Baldo
  • Publicado em julho 29, 2021

Quer saber como criar indicadores de qualidade? Veja aqui

Monitorar o desempenho das atividades da empresa é imprescindível para alcançar os resultados almejados e manter os padrões pretendidos. Para tanto, é essencial que todo gestor saiba, não só como criar indicadores de qualidade mas também como analisá-los e interpretá-los de forma inteligente para que a tomada de decisão seja efetiva.

Mas, afinal, como criar indicadores de qualidade? Se você também tem essa dúvida, continue a leitura deste post!

O que são indicadores de qualidade?

Em um mercado cada vez mais exigente, os indicadores de qualidade são indispensáveis e consistem em ferramentas para monitorar e mensurar a eficiência de determinados processos, produtos e serviços desenvolvidos por uma empresa, apresentando dados reais sobre o desempenho.

Os indicadores de qualidade podem ser classificados em tipos diferentes, como:

  • indicadores de eficiência produtiva;
  • indicadores de eficácia;
  • indicadores de produtividade;
  • indicadores de atendimento;
  • indicadores de efetividade.

Qual a importância desses indicadores?

Para atender às expectativas dos clientes e alcançar os objetivos da empresa, é preciso ter foco em melhorar continuamente processos e entregas.

Os resultados destes indicadores ajudam a embasar ações corretivas e a promover a melhoria contínua da qualidade na empresa.

Nesse sentido, os indicadores são importantíssimos, pois direcionam sobre o patamar em que a empresa se encontra e as ações que precisam ser tomadas para mudar os rumos, se necessário.

Como criar indicadores de qualidade?

O desenvolvimento de indicadores deve ser realizado de maneira técnica e bem planejada, considerando as particularidades e objetivos da empresa. Sendo assim, além da capacitação da equipe, é importante observar alguns fatores para ter dados reais para embasar as decisões.

A seguir, entenda como criar indicadores de qualidade para sua empresa!

Defina objetivos estratégicos

O passo inicial para ter indicadores que sejam realmente úteis para a empresa é definir os objetivos estratégicos. Esses objetivos ajudam a identificar os pontos prioritários que serão acompanhados pelos indicadores, direcionando a obtenção de dados.

Ou seja, é preciso saber onde a empresa quer chegar, os objetivos que quer atingir e os resultados que deseja ter, para que só então seja possível entender o que precisa ser feito e o que precisa ser melhorado.

Defina quais indicadores analisar

Sabendo os resultados desejados, é preciso definir quais serão os indicadores analisados. Ou seja, de que forma conseguiremos identificar se os objetivos que definimos estão sendo atingidos?

Escolha o método de coleta de dados

Com objetivos e indicadores definidos, é preciso reunir a equipe e definir as métricas, dados que serão coletados, o métodos e as fontes de coleta.

O objetivo aqui é responder as seguintes perguntas:

  • Como iremos calcular?
  • Que dados são necessários para estes cálculos?
  • De onde estes dados serão coletados?
  • Como será feita a coleta?

É essencial padronizar as tarefas e definir responsáveis. Além disso, é imprescindível garantir a confiabilidade destes dados, pois do contrário as informações apresentadas não irão orientar uma boa tomada de decisão.

Estabeleça metas para cada indicador

Ter bons indicadores e acompanhá-los pontualmente não é o suficiente para alcançar a melhoria contínua. É indispensável estabelecer metas para cada indicador e procurar estratégias para melhorar seus valores e, assim, impulsionar os resultados.

Uma boa dica aqui, é utilizar a metodologia SMART.

Como os indicadores afetam a tomada de decisões?

Para evitar erros e promover a eficiência, a tomada de decisão em uma empresa deve ser orientada por dados, evitando qualquer tipo de suposição — principalmente em relação a fatores que envolvem a qualidade, pois eles têm relação direta com a satisfação dos clientes.

Diante disso, os indicadores de qualidade são considerados uma das principais fontes de informação valiosa, pois demonstram com clareza o desempenho de uma empresa de forma abrangente mas também específica.

Como você pode notar, olhar para os indicadores de qualidade é muito importante para a empresa, independentemente do segmento. Portanto, não deixe de investir em metodologias para conhecer os resultados que o seu negócio está produzindo e orientar as decisões para potencializar as oportunidade de crescimento.

Gostou do post? Agora que você já sabe como criar indicadores de qualidade, ajude a disseminar boas informações! Compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais!

Conteúdo

Ebook

5 sinais de que a sua empresa precisa de Planejamento Estratégico urgente!

Baixe agora
Compartilhe esse conhecimento:
AnteriorAnteriorGestão do conhecimento: o que é, qual a importância e como aplicar?
Próximo8 dicas de como fazer gerenciamento remoto de projetosPróximo

Conteúdos relacionados

Leia mais
Leia mais
Leia mais

Outros Materiais que podem te ajudar

Ebook

5 sinais de que a sua empresa precisa de Planejamento Estratégico urgente!

Baixe agora
Ebook
eBook IA Scoreplan

Inteligência Artificial na Gestão: como ser 10x mais produtivo

Baixe agora
Ebook
Guia Completo de Gestão

Guia Completo de Gestão

Baixe agora
A Plataforma Web que todo o gestor precisa!
Agende uma demonstração
Agende uma demonstração
Software Gestão de OKR Scoreplan todos os Segmentos
Scoreplan
Plataforma web que ajuda empresas a atingirem seus objetivos e melhorarem seus resultados através de uma gestão visual e ágil de todo o Planejamento Estratégico e Orçamentário.
Linkedin Youtube Instagram Whatsapp Telegram Spotify
  • Política de Privacidade
  • Política Anticorrupção
  • Termo de ética e conduta
  • Termos Gerais e Condições de Uso
  • Mapa do site

Institucional

  • Contato
  • Contato

Softwares

  • Planejamento Estratégico
  • Planejamento Orçamentário
  • Gestão de Projetos
  • Gestão de Qualidade
  • Gestão de Pessoas
  • Gestão de OKR
  • Gestão de BSC
  • Gestão de Indicadores
  • Gestão de Auditorias
  • Gestão de Riscos
  • Gestão de Ações
  • Gestão de Ocorrências
  • Gestão eletrônica de documentos
  • Planejamento Estratégico
  • Planejamento Orçamentário
  • Gestão de Projetos
  • Gestão de Qualidade
  • Gestão de Pessoas
  • Gestão de OKR
  • Gestão de BSC
  • Gestão de Indicadores
  • Gestão de Auditorias
  • Gestão de Riscos
  • Gestão de Ações
  • Gestão de Ocorrências
  • Gestão eletrônica de documentos

Segmentos

  • Comércio
  • Industria
  • Instituições e Entidades
  • Instituições Financeiras
  • Saúde
  • Serviços
  • Comércio
  • Industria
  • Instituições e Entidades
  • Instituições Financeiras
  • Saúde
  • Serviços
Assine nossa newsletter
Receba nossos conteúdos gratuitamente!
  • Email
  • Rua Jacob Luchesi, 3530,
    Caxias do Sul – RS
    CEP 95032-000
  • (54) 3039-9929
Top 100 instech
Top 100 open
Software Advice
Capterra-selo
Software Advice - Best Recommended

Solicite sua demonstração gratuíta da Scoreplan

Veja na prática como a
Scoreplan pode transformar
a gestão da sua empresa

  • Progresso de projetos e metas em tempo real.
  • Decisões rápidas com dados confiáveis.
  • Estratégia, orçamento e ações no mesmo lugar.
  • Dashboards que a diretoria acessa todo dia.
  • Reuniões mais objetivas e estratégicas.
Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continua a usar este site, assumimos que você está satisfeito.