Head de Inovação

Head de Inovação: conheça as principais habilidades e responsabilidades

Sua empresa conta com um Head de Inovação ou esse termo soa estranho para você?

Caso ainda não saiba, esse é um dos cargos que mais ganham tração no mercado e motivos para isso não faltam.

O principal deles é que, cada vez mais, as empresas têm na inovação não mais um complemento, mas um fator preponderante para o sucesso.

Ou seja, quem não inovar está fadado ao fracasso da mesma forma que uma empresa que não investe em pessoas ou em infraestrutura.

Nesse contexto, é fundamental ter o suporte de lideranças capazes de orientar o processo de mudança.

Avance na leitura e descubra como fazer isso de forma segura.

O que é a Inovação Corporativa?

O caso da Nokia é considerado exemplar porque evidencia o quanto o mercado mudou em tão pouco tempo.

Ah, e que fique claro que aquela história de CEO chorando em entrevista não passa de fake news.

Aliás, se tiver interesse, vale assistir o vídeo com a coletiva completa, no qual o então líder da Nokia, Stephen Elop, fala sobre o processo que levou à aquisição da empresa pela Microsoft.

Com ou sem fake news, o que importa é que a Nokia falhou em um aspecto fundamental para toda empresa: a inovação.

Tanto é que, nos últimos anos, entrou em pauta uma nova área de conhecimento em negócios, a da Inovação Corporativa.

Resumidamente, ela cuida de garantir que as empresas continuem inovando, enquanto minimizam riscos para que se mantenham competitivas.

O que faz um Head de Inovação ou Gestor de Inovação

Por outro lado, quando se trata de inovar, não se pode brincar em serviço, tampouco ter precipitação.

É preciso dosar um certo espírito arrojado com um forte senso analítico e capacidade de decidir com base em dados.

Essa é a essência da atividade de um Head de Inovação, ou Gestor de Inovação, como também é conhecido.

Trata-se do profissional responsável por conduzir as pessoas em uma empresa na direção da mudança sem que isso implique abrir mão de seus valores ou se expor em demasia.

Isso se aplica até mesmo para aquelas que adotam a Inovação Aberta como estratégia para se manterem competitivas.

Por que esse cargo ganhou força? Qual a importância de inovar na empresa?

Se um dia navegar foi preciso, hoje inovar é a necessidade mais urgente.

Tanto é que existe hoje um ranking internacionalmente reconhecido de países líderes em inovação, da mesma forma que há rankings de PIB e de desenvolvimento.

Portanto, a inovação deixou de ser um “extra”, passando a ser uma métrica para avaliar o progresso, como mostra o Índice Global de Inovação.

A propósito, embora tenha conquistado cinco posições na última edição, o Brasil ainda tem um longo caminho a percorrer. Afinal, estamos em uma modesta 57ª posição em uma lista de 132 países.

Vale destacar que temos também o nosso próprio método para medir a quantas anda a inovação no país, a Pesquisa de Inovação (PINTEC), do IBGE.

Em sua última edição, constatou-se que 33,6% das empresas brasileiras são inovadoras de alguma forma.

Tudo isso só reforça a importância de inserir a inovação em uma pauta de assuntos de interesse permanente nas empresas.

Mas, inovar é, sobretudo, um processo. 

É nesse ponto que o Head de Inovação vem a ser o nome indispensável para conduzi-lo com maestria do início ao fim de cada projeto.

Quais são as principais responsabilidades de um Head de Inovação?

Inovar é como uma colheita.

Quando preparamos o terreno corretamente, cuidamos de cada planta enquanto crescem e acompanhamos cada etapa do seu desenvolvimento, o resultado é sempre positivo.

De certa forma, o Head de Inovação é como se fosse um agricultor, cuja função é cuidar de uma série de aspectos que concorrem para os bons resultados do plantio.

No caso, o que ele “planta” é a semente da mudança que, como tal, pode gerar resistência de diversas formas.

Assim, o papel desse especialista é guiar as pessoas ao longo do processo de inovação, deixando claro para elas que a mudança é necessária.

Quais são as Skills necessárias para ser um Head de Inovação?

A sabedoria popular diz que o plantio é opcional mas a colheita é obrigatória.

Essa metáfora sinaliza para a enorme responsabilidade que recai sobre os ombros de um Gestor de Inovação.

Isso porque ele precisa estar atento aos múltiplos fatores que determinam o quanto um projeto inovador pode ou não ser bem sucedido.

Considerando esses fatores, é indispensável que ele reúna algumas soft skills e habilidades essenciais para desempenhar bem essa importante função.

Confira a seguir.

Jamais aceitar a zona de conforto

Claro que, quando se trata de inovar, permanecer na zona de conforto (que nem é tão confortável assim) é um tremendo perigo.

Novamente, o caso da Nokia e de outras empresas que falharam em se manter inovadoras ilustra o quão arriscado é permanecer “escravo” de um mesmo produto ou serviço.

Os tempos mudam, as pessoas mudam e suas necessidades também. Logo, um produto campeão de vendas hoje amanhã pode se tornar uma peça de museu.

Cabe ao Head de Inovação ter essa “coceira” permanente que o tira da zona de conforto, fazendo-o buscar novas soluções para que sua empresa continue competitiva.

Senso estratégico

A inovação só faz sentido quando está conectada aos valores da empresa e a sua estratégia principal.

Aliás, essa estratégia precisa ser desmembrada nas vertentes tática e operacional, como já destacamos por aqui.

O Head de Inovação é quem liga os processos que levam a soluções inovadoras e os objetivos das corporações.

Isso porque é ele quem vai determinar, junto aos líderes das empresas, que tipo de inovação deve ser priorizada, os recursos necessários e que riscos podem ser assumidos.

Faro para talentos

Ninguém faz nada sozinho no contexto empresarial, ainda mais inovação.

Cabe ao profissional responsável por liderar os processos inovadores selecionar os melhores talentos para que os projetos tenham êxito.

É por essa razão que se usa o termo “intraempreendedor” para designar aqueles com maior potencial para colaborar.

Afinal, inovar é como abrir uma nova empresa dentro de outra empresa.

Para isso, é necessário ter visão de negócios, o que aumenta a necessidade por peneirar as melhores mentes e braços.

Um bom exemplo disso vem da Nestlè, em que o engenheiro Eric Favre criou um novo produto, o Nespresso, com os conhecimentos adquiridos trabalhando no setor de embalagens.

Know how para execução 

A verdade é que, se fôssemos considerar apenas as ideias, todos os dias teríamos empresas disruptivas surgindo no mercado.

No entanto, a realidade é sempre muito diferente do que se imagina.

Nesse aspecto, o Head de Inovação precisa ter uma habilidade extremamente valiosa, que é a capacidade de tirar do papel os projetos de inovação mais ousados.

Dessa forma, ele não só otimiza o tempo consumido em reuniões, brainstormings e pitchings, como evita que os projetos se acumulem por falta de recursos.

Orientação para metas

Todo Head de Inovação precisa ser orientado por metas.

Isso porque, ao inovar, é sempre muito grande o risco de se perder no terreno da imaginação.

Ao trabalhar com metas, o Head e sua equipe passam a considerar um objetivo real.

Isso depende, claro, da participação direta dos líderes da empresa, que vão definir em conjunto que metas serão estipuladas.

Para isso, vale sempre recorrer a ferramentas consagradas como as metas SMART e OKR.

Sentido analítico

Não é da noite para o dia que um processo de inovação toma forma.

Voltando à metáfora da colheita, é preciso ter paciência e saber esperar o momento certo para colher.

Entre o início de um projeto de inovação e a sua conclusão, o Head precisa ser constantemente abastecido com dados sobre o seu andamento.

A partir das informações que recebe, ele pode tomar decisões no sentido de corrigir desvios ou mesmo mudar totalmente a direção.

No final, as métricas usadas para medir o sucesso vão servir como material de trabalho para futuros projetos, que por sua vez vão gerar novos dados, em um ciclo contínuo.

Organização e disciplina

O Head de Inovação precisa ser muito atento ao mercado e receber as influências que vêm de fora para pautar estratégias de inovação.

Ele pode se perder facilmente em meio às incontáveis tendências que surgem quase todos os dias se não for disciplinado e organizado o bastante.

Isso sem contar que não basta conhecer as tendências se não houver conhecimento para colocá-las a serviço da empresa, adaptando seus processos e meios de produção.

Sendo assim, é esperado que a pessoa ocupando o cargo de Gestor de Inovação seja capaz de organizar a informação disponível, transformando-a em oportunidades reais.

Desenvoltura ao se comunicar

Considerando que a função de um líder em inovação é gerir múltiplas frentes de trabalho, é indispensável que ele saiba se comunicar em diferentes níveis e registros.

Ele não pode ser formal demais, a ponto de perder contato com as pessoas no “chão de fábrica”, nem informal a ponto de parecer pouco profissional para a alta gestão.

Outra habilidade requerida é o domínio de idiomas, com ênfase para o inglês e, se possível, o espanhol.

Afinal, a inovação está em todos os cantos e quem sabe se comunicar em outras línguas com certeza sai na frente.

Ficou claro o que é e o que faz um Head de Inovação, certo?Fique sempre antenado com assuntos que fazem a diferença nos negócios. Leia os artigos do blog da Scoreplan e amplie seus horizontes!

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