Ir para o conteúdo
  • login
logo-scoreplan
  • Softwares
    • Planejamento Estratégico
    • Qualidade
    • Projetos
    • Gestão de Pessoas
    • Planejamento Orçamentário
    • Gestão eletrônica de documentos
    • OKR
    • BSC
    • Ações
    • Indicadores
    • Ocorrências
    • Auditorias
    • Riscos
    • Inteligência Artificial da Scoreplan
  • Segmentos
    • Comércio
    • Indústria
    • Instituições e Entidades
    • Instituições Financeiras
    • Saúde
    • Serviços
  • A Scoreplan
    • Quem somos
    • A Plataforma
    • Cases
    • Serviços
    • Trabalhe Conosco
  • Parceiros
  • Conteúdos

    Blog

    Tudo sobre gestão, planejamento estratégico e muito mais

    Materiais Gratuitos

    Ebooks, Guias e mais.

    Scoreplan Academy

    • Certificações
    • Cursos Livres
    • Treinamentos
  • Planos
  • Contato
Peça uma demonstração
Peça uma demonstração
Foto de João Paulo Colleoni
João Paulo Colleoni
  • Publicado em junho 16, 2020

Saída da crise Covid-19: Gestão e Planejamento em ambientes de incerteza e volatilidade

Escrito pelo Parceiro Sérgio Paiva, Diretor da Ilummini Planejamento e Gestão

“De uma coisa já se pode ter certeza neste momento tão marcado pelas dúvidas e pela angústia: passada ou amenizada a pandemia da covid-19, o mundo não será mais aquele que conhecemos até recentemente.” Luiz Carlos Trabuco – presidente do Conselho do Bradesco

A pandemia abriu uma “caixa de Pandora” e o mundo não será mais como antes. Viveremos a era do “novo normal”, passando por uma fase de transição, nos próximos meses: a “economia de baixo toque – low-touch economy“, caracterizada por interações de baixo toque físico, medidas que preservam a saúde das pessoas e adaptações a esta realidade por parte das empresas.

Verificamos que este período de quarentena proporcionou a aceleração forçada de mudanças que já vinham ocorrendo. Alguns exemplos:

  • explosão da digitalização na comunicação e comercialização entre empresas e consumidores;
  • crescimento exponencial do trabalho em casa e das interações digitais com clientes, fornecedores, colegas de trabalho e outras partes interessadas;
  • crescimento de consultas médicas remotas e cursos online;
  • readequação de prestadores de serviço para a logística de delivery
  • pagamento sem contato;
  • dark kitchens – cozinhas compartilhadas entre vários restaurantes para entrega online;

Muitas das propostas, hábitos e comportamentos reforçados durante a pandemia não retrocederão aos patamares anteriores e provocarão um rearranjo significativo no uso da tecnologia, nas relações de trabalho, nas formas de consumir, de adquirir conhecimento, e nas interações sociais.

O que está se chamando de “novo normal” traz às empresas a oportunidade e a necessidade de repensar e ajustar os seus modelos de negócio, bem como os seus processos e estruturas organizacionais.

A transição pelo período de “baixo toque” e a operação sustentável no “novo normal”, apresentam, para muitas empresas, 2 desafios inevitáveis :

  • a gestão do curto prazo, que para muitos significa lutar para assegurar a sua sobrevivência;
  • o processo de adequação ou reinvenção para garantir a sustentabilidade do negócio no futuro.

Curto Prazo – o desafio de sobreviver à crise

Os próximos meses serão nebulosos e desafiadores:

  • é possível que ocorram ondas de confinamento e relaxamento para administrar a capacidade dos hospitais de fazer frente à demanda por atendimento;
  • a queda do PIB será inédita, emprego e renda sofrerão um forte baque, os níveis de incerteza e aversão ao risco aumentarão, e a demanda encolherá;
  • incertezas quanto à duração da fase “baixo toque”, e a forma como ela afetará os diferentes negócios.

Não sabemos exatamente como será o processo de retomada, que diferirá em função da região e do tipo de atividade envolvida, mas para muitas empresas, o enorme desafio no curto prazo é garantir a sobrevivência. É necessário atuar imediatamente para:

  • operar no modelo “baixo toque – low touch“;
  • focar nas vendas e conquistar market-share – a luta será feroz em muitos segmentos, com concorrentes ávidos tendo que dividir um bolo menor;
  • realizar ajustes finos na segmentação de mercado e revisar as propostas de valor para cada segmento;
  • adequar a estrutura e os custos à nova realidade;
  • garantir o caixa para sustentar as operações.

Manter o barco flutuando será o foco dos próximos meses, mas é imprescindível também refletir em como preparar a empresa para enfrentar os desafios do futuro em ambientes com o grau de incerteza e volatilidade que teremos pela frente.

Planejando o futuro – readequação ou reinvenção

“O perigoso é não evoluir”. Jeff Bezos, CEO da Amazon

O futuro começa hoje e é necessário planejá-lo, com uma nova abordagem que carregue na sua essência a agilidade para antecipar, reagir e adaptar-se às mudanças cada vez mais dinâmicas e profundas.

Como preparar a organização para o desenvolvimento e sustentabilidade empresarial em contexto tão volátil no âmbito da tecnologia, da revolução digital e inteligência artificial, de novos padrões sociais e de consumo, da emergência de novas gerações, de novas normativas relativas à sustentabilidade ambiental, etc ?

Vejamos a seguir os benefícios para as empresas que abraçam uma nova forma de planejar e que condições internas devem ser criadas para que isso ocorra.

Planejamento tradicional x Planejamento ágil

O modelo tradicional de planejamento, também conhecido como planejamento preditivo considera que a organização tem a capacidade de analisar o futuro e prever o que vai acontecer nos próximos anos com razoável assertividade e precisão, sendo que as mudanças no ambiente externo impactam nos resultados previstos e provocam a revisão do plano. Esse tem sido o modelo aplicado com bons resultados em milhares de empresas ao longo de décadas.

No entanto, face ao dinamismo, intensidade e profundidade das mudanças no ambiente externo, há que se evoluir na forma de se planejar o futuro.

O fator chave do novo planejamento não está na capacidade de prever o que vai acontecer dentro de vários anos, mas antecipar, aprender e adaptar-se rapidamente às mudanças, de forma dinâmica e contínua.

Muitas organizações passaram a adotar, com sucesso, o planejamento ágil, também chamado de planejamento interativo, mais adaptado a ambientes incertos e voláteis.

Em suma, a organização é moldada para capturar informações sobre o ambiente externo o tempo todo, processá-las, interpretá-las, tomar decisões de forma ágil e agir rapidamente, colocando e mantendo a empresa em vantagem comparativa no mercado.

A abordagem ágil impacta em diferentes áreas: produtos e serviços, estrutura organizacional, processos internos, governança, custos e também proporciona revisões do modelo de negócios da empresa.

Os benefícios para a empresa ao adotar o modelo interativo são diferenciados:

  • antecipação ou reação rápida;
  • adaptabilidade ao ambiente volátil;
  • capacidade de redesenhar novas propostas de valor em menor tempo;
  • prospecção permanente de oportunidades de futuro;
  • disseminação de conhecimento dentro da organização;
  • “time to market” mais curto;
  • engajamento dos colaboradores;
  • desenvolvimento de intra-empreendedorismo.

Organização e cultura

Consideramos 5 fatores-chave que devem estar presentes para que a implementação do planejamento interativo seja possível:

  • Gestão da informação: informação é a matéria prima que permitirá entender como o mundo está mudando, e as oportunidades e perigos que apresenta para que a empresa melhore e evolua, considerando os seus impactos no curto, médio e longo prazo. Deve ser buscada e tratada de forma sistemática e permanente.
  • Processos e Ferramentas: as formas de coletar os dados, as ferramentas em que serão armazenados, a maneira como serão analisados e transformados em informações, os fluxos que levam às tomadas de decisão.
  • Contribuição de Talentos: colaboradores da organização, preparados, capacitados e interconectados, ajudam a capturar informações, a compreender as oportunidades e ameaças, analisam e geram ideias inovadoras. São também sensores da organização, “conectados” a diversas áreas de interesse do ambiente externo.
  • Testes: ideias novas e boas soluções em produtos e serviços são frequentemente testadas, ajustadas e validadas em pequena escala, antes de serem lançadas no mercado. Esta abordagem permite reduzir o tempo entre o aparecimento da ideia e o seu teste de adequação (time-to-market vs time-to-test), aumenta a chance de sucesso no momento do lançamento em larga escala, e, em caso de abandono do projeto na fase de testes, minimiza os custos incorridos pela empresa.
  • Cultura Participativa e Flexibilidade: são fatores determinantes. A liderança da organização deve proporcionar um ambiente propício e estruturado, com a governança apropriada, que incentive o surgimento de novas ideias, trocas permanentes de informações, conhecimento e feedbacks entre os colaboradores envolvidos, para que o processo interativo aconteça e dê resultados.

A participação ativa dos colaboradores é parte integrante do processo, provoca apropriação e engajamento, facilita a retenção de talentos e libera energia intraempreendedora, muitas vezes escondida dentro da organização.

A criação dessa cultura e dos meios para que ela permeie os diversos níveis da organização é um dos mais interessantes desafios das lideranças nos dias atuais.

O “novo normal” representa um belo desafio, e uma enorme oportunidade de criar diferenciais comparativos, se as empresas se prepararam para ele.

A sua empresa está preparada para enfrentar o curto prazo?  E para construir o seu futuro na “nova normalidade”?

A Ilummini e a Scoreplan podem apoiá-lo na estruturação deste caminho.

❰ Voltar para o Blog

Conteúdo

Ebook

Guia Completo de gestão

Baixe agora
Compartilhe esse conhecimento:
AnteriorAnteriorGestão de riscos: entenda a importância e como um software pode ajudar
PróximoConheça boas práticas para a gestão de times remotosPróximo

Conteúdos relacionados

Leia mais
Leia mais
Leia mais

Outros Materiais que podem te ajudar

Ebook

Guia Completo de gestão

Baixe agora
Ebook
Gestão de pessoas baseada em dados

Gestão de pessoas baseada em dados

Baixe agora
A Plataforma Web que todo o gestor precisa!
Agende uma demonstração
Agende uma demonstração
Scoreplan
Plataforma web que ajuda empresas a atingirem seus objetivos e melhorarem seus resultados através de uma gestão visual e ágil de todo o Planejamento Estratégico e Orçamentário.
Linkedin Youtube Instagram Whatsapp Telegram Spotify
  • Política de Privacidade
  • Política Anticorrupção
  • Termo de ética e conduta
  • Termos Gerais e Condições de Uso

Institucional

  • Conteúdos
  • Contato
  • Conteúdos
  • Contato

Softwares

  • Planejamento Estratégico
  • Planejamento Orçamentário
  • Gestão de Projetos
  • Gestão de Qualidade
  • Gestão de Pessoas
  • Gestão de OKR
  • Gestão de BSC
  • Gestão de Indicadores
  • Gestão de Auditorias
  • Gestão de Riscos
  • Gestão de Ações
  • Gestão de Ocorrências
  • Gestão eletrônica de documentos
  • Planejamento Estratégico
  • Planejamento Orçamentário
  • Gestão de Projetos
  • Gestão de Qualidade
  • Gestão de Pessoas
  • Gestão de OKR
  • Gestão de BSC
  • Gestão de Indicadores
  • Gestão de Auditorias
  • Gestão de Riscos
  • Gestão de Ações
  • Gestão de Ocorrências
  • Gestão eletrônica de documentos

Segmentos

  • Comércio
  • Industria
  • Instituições e Entidades
  • Instituições Financeiras
  • Saúde
  • Serviços
  • Comércio
  • Industria
  • Instituições e Entidades
  • Instituições Financeiras
  • Saúde
  • Serviços
Assine nossa newsletter
Receba nossos conteúdos gratuitamente!
  • Email
  • Rua Jacob Luchesi, 3530,
    Caxias do Sul – RS
    CEP 95032-000
  • (54) 3039-9929
Top 100 instech
Top 100 open
Software Advice
Capterra-selo
Software Advice - Best Recommended
plugins premium WordPress

Peça uma demonstração

Agende uma demonstração rápida e gratuita e veja como a Scoreplan pode descomplicar a gestão da sua empresa!